Todo mundo conhece alguém que tem em casa, num cantinho e sem uso, uma bicicleta antiga e que às vezes está até atrapalhando, ocupando espaço. Se este é o seu caso, aproveite para fazer o bem, e ainda se livrar da bike. O Projeto Pedaladas do CEPEP – Centro de Educação Popular, entidade que integra a Rede Instituto Padre Vilson Groh (IVG), associação sem fins lucrativos, responsável por sete organizações que atuam nas periferias da Grande Florianópolis, está recolhendo estas bicicletas, que depois serão reformadas e utilizadas por meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social que participam dos projetos. A ideia é contribuir para a inserção e permanência destes jovens na escola por meio de práticas corporais de aventura, visando mostrar outras possibilidades e caminhos, criando novas expectativas de futuro.

Continua depois da publicidade

No projeto, por meio da prática do ciclismo e passeios de bike, o desenvolvimento físico, mental e emocional dos adolescentes são trabalhados através da socialização, do entendimento de regras e respeito a limites, do desenvolvimento da persistência, do equilíbrio, da autossuperação e da superação em grupo. Lições importantes para a vida.

As bicicletas para doação podem ser levadas entre as 14h e 19h45min até o saguão do Beiramar Shopping, onde colaboradores do Projeto Pedaladas receberão tanto as bikes quanto material de proteção para os ciclistas. “Nossa meta para este ano (a primeira edição foi em 2017) é arrecadar 40 bicicletas em bom estado e para isso contamos com o apoio da sociedade”, explica Carlos Pamplona Jr, gerente de marketing do Beiramar Shopping, apoiador do projeto, que já está em sua segunda edição. Para potencializar as doações, o shopping irá organizar o recolhimento de bikes daqueles doadores que não conseguirem levar a magrela até o local. Para isso, basta entrar em contato com o departamento de eventos do empreendimento. Além das bicicletas, este ano a ação também está aceitando acessórios, como itens de segurança para o ciclismo. A campanha segue até o dia 11 de agosto.