A modernidade está chegando às salas de aula de Santa Catarina. Pelo menos 360 escolas públicas estaduais deverão iniciar o ano letivo de 2019 com lousas digitais, uma inovação para professores e alunos que, certamente, terão aulas mais dinâmicas, interativas e interessantes. A secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, afirma que será mais uma ferramenta de trabalho para os professores. Vivemos na era tecnológica, e ela acredita que um dos motivos da evasão do Ensino Médio é o fato da escola ainda não estar adequada aos alunos de hoje.

Continua depois da publicidade

_O jovem está conectado em todo o tempo. Quando ele chega na sala de aula, ele quer ter a mesma ferramenta para buscar o conhecimento com seus colegas e com os professores", diz a secretária Simone.

Foi anunciado esta semana um investimento de R$ 14 milhões na compra de equipamentos de tecnologia, que já começaram a ser distribuídos nas escolas. A demonstração de como funciona a lousa digital aconteceu na terça-feira no Instituto Estadual de Educação (IEE), com a presença de alunos, professores e diretores de escolas da rede estadual de ensino. Felipe Mormul, 16 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio no IEE, aprovou a novidade, afirmando que o ensino ficará mais dinâmico com o uso da tecnologia substituindo os métodos tradicionais. Beatriz de Paula, 14 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental no Instituto disse que ao invés do professor passar a aula no quadro e o aluno copiar no caderno, a lousa digital vai proporcionar mais interação. E até os pais podem ver, em casa a matéria e explicação que foram passadas em sala.

O professor poderá levar para a sala toda a apresentação da sua aula, inclusive já com mapas e fotos, entre outros conteúdos selecionados. Na sala, o docente exibe na lousa digital, com possibilidade de ampliar imagens, movimentar textos e fazer anotações, por exemplo. O aluno acompanha, interage, sem precisar copiar, porque depois pode receber, por email, o arquivo da aula para acessar a qualquer momento, de qualquer lugar, pelo computador, tablet ou celular. A aula passa a ser interativa não só dentro da sala, mas em qualquer lugar.

Continua depois da publicidade