O escritor americano Karl A. Pillemer teve a chance de conversar ao longo de 10 anos com mais de dois mil idosos. Ele queria conhecer o que eles pensavam, mas principalmente saber, daqueles que estavam bem (corpo e mente) quais eram os seus segredos para o bom envelhecer. Com base nas respostas, buscando inspirar os mais jovens a viverem uma vida da qual possam se orgulhar lá na frente, ele reuniu algumas lições obtidas com os anciãos, as quais valem a pena serem retransmitidas.

Continua depois da publicidade

A partir da pergunta “o que os mais jovens podem fazer agora para evitar arrependimentos quando chegarem à sua idade?”, as principais respostas foram:

Seja honesto sempre – Para evitar remorsos no futuro, é preciso ser honesto. Entre os idosos, a honestidade é um valor central indiscutível.

Viaje mais – A mensagem dos idosos para as pessoas mais jovens é conhecer mais lugares e pessoas, sempre que possível, para não se arrepender mais tarde de ter conhecido pouco durante a vida.

Preocupe-se menos – Outra lição dos idosos para evitar o arrependimento é parar de se preocupar por antecipação. Os idosos entrevistados por Pillemer lamentaram profundamente o tempo que desperdiçaram se preocupando com coisas que, muitas vezes, sequer aconteceram.

Continua depois da publicidade