Muito bacana a iniciativa do grupo de dança Vozes do Corpo, da Fundação Aury Bodanese em parceria com a Unimed Chapecó, de realizar um flash mob durante o intervalo do último jogo da Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó, na semana passada. Vestidos de azul e embalados por uma coreografia animada, cerca de 200 crianças e adolescentes chamaram a atenção da torcida e alertaram para a importância do homem cuidar da sua saúde, especialmente no que diz respeito ao diagnóstico precoce do câncer de próstata – objetivo principal do Novembro Azul.

Continua depois da publicidade

Para a diretora social da Fundação, Sonara Bergamo Ramos, a ação oportunizou um momento de socialização com a comunidade e de incentivo à qualidade de vida. “Acreditamos que, com atividades lúdicas como essa, conseguimos orientar as pessoas e passar esse recado tão importante de prevenção através das crianças, que deram um exemplo muito bonito a ser seguido”.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina diagnosticada com esse tipo de doença. Homens acima dos 45 anos, especialmente aqueles com fatores de risco – como obesidade e histórico familiar de câncer de próstata –, devem procurar o urologista para conversar sobre o exame. A prevenção é fundamental, visto que na fase inicial o câncer de próstata tende a não apresentar sintomas e, quando os sinais começam a surgir, em muitos casos os tumores já estão em fase avançada.

Leia outras colunas de Viviane Bevilacqua

Continua depois da publicidade