O curso de Estética e Cosmética, da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, ministrado no Campus de Florianópolis da Univali, está oferecendo neste segundo semestre de 2018 uma disciplina que discute comportamentos, hábitos, costumes e estilo de vida que levam à felicidade. A proposta foi inspirada em cursos de extremo sucesso realizados nas universidades norte-americanas da Califórnia, de Harvard e de Yale, e também da Inglaterra. A matéria é estudada a partir de encontros dialogados, construções e reflexões individuais e coletivas, discussões em nível pessoal e outras vivências que estimulam o relacionamento interpessoal, busca por propósitos, ética, solidariedade, autoestima e autoconhecimento. Todos assuntos muito pertinentes e necessários no mundo de hoje.
Continua depois da publicidade
Os alunos discutem temáticas alinhadas com o estudo de importantes pensadores de vários períodos da história, como Aristóteles, Nietzsche, Sartre, Morin, Bauman, Zizek e representantes religiosos como o líder católico Papa Francisco, o líder budista Dalai Lama, o Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, além de rabinos de várias partes do mundo, que têm se dedicado a definir a natureza, comportamentos, hábitos, costumes e estilo de vida que levam à felicidade. Robson Freire, professor da disciplina, explica que existe uma relação direta entre o bem-estar e propósito de vida com o nível de felicidade das pessoas e que, apesar da felicidade tratar-se de sentimento estritamente subjetivo e com muitas definições, o tema tem sido alvo de inúmeros estudos, reflexões e abordagens filosóficas, religiosas e psicológicas.
A Universidade de Brasília (UnB) foi a primeira instituição educacional do Brasil a criar uma disciplina acadêmica para estudar a felicidade – tema tão efêmero e particular. Segundo o professor Wander Pereira, os alunos são desafiados a descobrir como é possível ser feliz no momento da vida em que estão. A intenção é apresentar estratégias para ajudá-los a lidar com fatores adversos do dia a dia. A nova disciplina mergulha na psicologia para esmiuçar áreas como autoconhecimento, afeto, solidariedade e respeito às diferenças.
Continua depois da publicidade