Empreendedorismo se aprende desde cedo, basta que haja estímulo ao desenvolvimento da criatividade. É isso o que está acontecendo com estudantes da Escola Básica Municipal de Florianópolis Almirante Carvalhal. Eles criaram cinco aplicativos para smartphones, todos com o objetivo de atender necessidades sociais. Um deles auxilia o internauta a encontrar emprego, e permite o cadastro de vagas por empresas. Outro aplicativo exibe informações sobre as praias de Florianópolis, como balneabilidade, acesso e trilhas. Um terceiro ajuda a encontrar telefones úteis, especialmente os de emergência. Há também um aplicativo que fornece informações sobre como cuidar de plantas em casa. E, o último, apresenta dados a respeito da própria escola Almirante Carvalhal: turmas, alunos, horários e professores. Os Apps estão em processo de conclusão e serão disponibilizados no Play Store ainda neste ano.

Continua depois da publicidade

Os softwares foram criados por 10 estudantes, do 8º e 9º ano do ensino fundamental, que concluíram o Projeto Jovem Tutor, coordenado pela Iniciativa Computação na Escola, do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre agosto e novembro, a garotada foi treinada por funcionários da empresa de tecnologia Involves. Estes alunos tornaram-se tutores e ministraram três oficinas para 60 colegas do 5º ao 9º ano. Três laptops foram doados pela Involves para serem distribuídos entre os adolescentes que criaram os aplicativos.

Os aplicativos

Continua depois da publicidade

Achei o seu emprego: auxilia a encontrar emprego e permite o cadastro de vagas por empresas.

Floripa Praias: exibe informações sobre praias de Florianópolis, como balneabilidade, acesso e trilhas.

AppPhone: ajuda a encontrar telefones úteis, especialmente os de emergência.

HealthyPlants: possui informações para cuidar de plantas em casa.

InfoCarvalhal: apresenta informações úteis sobre a Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal: turmas, alunos, horários e professores.