Vejam só que belo exemplo. A acadêmica Lívia Manuela Tognon, estudante do oitavo período do curso de Administração da Escola de Negócios da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, está em Nova York desde ontem, participando de um encontro com mais de 1,5 mil jovens de 115 países. Eles estão discutindo os 17 ODS _ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável _, programado na Agenda da ONU 2030.
Continua depois da publicidade
Até quinta-feira, Livia participa do curso Social Ventures for Sustainable Development, na Farleigh Dickson University, em New Jersey, para aprimorar os conhecimentos sobre projetos e empreendedorismo social. Entre os dias 10 e 13, a estudante participa do encontro na Assembleia da Juventude, considerada o maior encontro de jovens líderes do mundo, que tem como foco encontrar soluções inovadoras e fomentar ações reais para o desenvolvimento sustentável. Também está programado um trabalho voluntário e visitas técnicas a iniciativas locais, como em empresas consideradas modelo nesta área.
Lívia é uma participante assídua em trabalhos voluntários, desde muito jovem. No tempo do ensino médio, foi líder de um projeto que tinha o objetivo o bem-estar animal, atuando em uma ONG de cães abandonados. Aos 18 anos, fez um intercâmbio no Nepal e na Índia, com o propósito de realizar trabalhos voluntários "Dei aula de inglês, auxiliei na construção de escolas e orfanatos, visando o desenvolvimento sustentável. Foi a partir destes trabalhos que adquiri mais conhecimento e maior interesse em voluntariar. Percebi como é recompensador transformar a vida das pessoas", diz a estudante.
Lívia acredita no trabalho voluntário como uma ferramenta de autodesenvolvimento e o recomenda a todos os estudantes, pois contribui para o desenvolvimento pessoal, profissionais e acadêmico, e, claro, ajuda a sociedade. O interesse em se inscrever para participar da Assembleia da Juventude partiu da própria acadêmica, e é fruto dos projetos de extensão que desenvolveu junto ao curso de Administração da Universidade, nos projetos Gestão para Cidadania e Univali Faz. O coordenador do curso de Administração, Carlos Marcelo Ardigó, diz que a aproximação do curso e da comunidade, atendendo demandas de ONGs locais, está despertando um sentimento entre os alunos de que todos podem fazer parte de um mundo melhor. Esse é o caminho. Parabéns à Lívia e à universidade.
Continua depois da publicidade