Você sabia que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo? Pelo menos é o que diz uma pesquisa feita pelo International Stress Management Association, dos Estados Unidos. Na nossa frente, apenas os japoneses. O que mais estressa os brasileiros é o trabalho, segundo 69% dos entrevistados. Eles relatam sofrer com as longas jornadas, sobrecarga de tarefas e tensão no ambiente corporativo. Com a crise, a situação só se agravou. O fantasma da demissão assombra todo mundo. Ficar desempregado e não ter como dar conta das despesas mensais é o maior temor dos brasileiros atualmente.
Continua depois da publicidade
Todo este estresse, claro, só aumenta os problemas. Muitos transtornos mentais e emocionais nascem dele, e já são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. Nos últimos dez anos, a concessão de auxílio-doença motivada por este tipo de doença aumentou em quase 20 vezes, segundo o Ministério da Previdência Social. No mundo todo, os gastos com essas doenças podem chegar a 6 trilhões de dólares até 2030, mais do que a soma dos custos com diabetes, doenças respiratórias e câncer, de acordo com do Fórum Econômico Mundial. Frequentemente, os doentes ficam mais de 100 dias longe de suas funções. E aí, o que acontece? Pessoas muito estressadas ficam doentes, precisam se afastar do trabalho e muitas vezes quando voltam à ativa acabam sendo demitidas justamente por não saberem lidar bem com a pressão do dia a dia no trabalho, numa espécie de círculo vicioso.
Como, então, fugir de tudo isso? Provar sua capacidade acaba virando uma obsessão para muita gente. E o estresse toma conta. Para mudar, é preciso primeiro entender que é impossível dar conta de tudo o tempo inteiro. Também é muito importante aprender a dizer não. Um ponto essencial é buscar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É preciso quebrar a rotina com atividades prazerosas, como uma atividade física, aulas de pintura, culinária, meditação, leitura. Quem não cria válvulas de escape para desacelerar pode ficar doente ou até adotar vícios. Domingo, dia 23, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Estresse. Uma boa data para começar a prestar mais atenção à própria saúde e viver melhor, de forma mais leve e tranquila.
Continua depois da publicidade