O Centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis, será palco a partir desta quinta-feira do VI Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. A escolha da cidade como sede do evento deve-se ao seu destaque em projetos inovadores relacionados à implementação e estruturação da rede de atenção primária e formação de médicos de família e comunidade. O tema central será “O acesso de populações negligenciadas, subvertendo os cuidados com uma APS abrangente”. Pacientes antes considerados "invisíveis" estão buscando seus direitos e acessando mais os serviços de saúde, e os médicos de família e comunidade, por sua vez, estão percebendo que o conhecimento de demandas específicas é indispensável para fornecer cuidado integral para estas populações, contemplando princípios de acesso e equidade.
Continua depois da publicidade
A presidente do Congresso, Lívia Hinz Caliço, explica que os temas a serem tratados fazem parte da rotina do médico de família e comunidade, como a atuação do médico em território violento; os cuidados com a saúde da população rural (mais de 50% dos habitantes do mundo todo vivem nessa área); o atendimento ao público LGBT; aborto e atenção primária, a saúde dos moradores de rua e dos presos, impactos da violência na saúde; sexualidade precoce, entre tantos outros.
Além disso, os tópicos de habilidades de comunicação, prevenção quaternária, práticas integrativas e complementares e relação público-privado na saúde estão previstos na programação, distribuída entre mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, temas de atualização clínica e comunicação oral coordenada.
O público-alvo do evento, que acontece a cada dois anos, é formado por médicos de família e comunidade, residentes da especialidade, estudantes de medicina, enfermeiros e profissionais da Estratégia da Saúde da Família, além de médicos de especialidades atuantes na Atenção Primária à Saúde.
Serviço
Continua depois da publicidade
Evento: VI Congresso Sul-brasileiro de Medicina de Família e Comunidade
Data: entre 8 de novembro (pré-congresso), 9 e 11 de novembro
Local: Centro de Cultura e Eventos – UFSC –Florianópolis
Organização: Associação Catarinense de Medicina de Família e Comunidade
Apoio: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade