Quem está querendo ganhar uma grana extra e encontrar um trabalho temporário, a hora é agora. Com a proximidade das festas de fim de ano, surgem muitas vagas extras, principalmente no comércio, inclusive para pessoas sem muita experiência. Segundo o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira dos lojistas de Shopping, Luis Ildefort Silva, entre outubro e dezembro deverão ser abertas cerca de 74 mil vagas no comércio em todo o Brasil. A maioria no setor de vestiário, seguida do supermercadista. A melhor notícia, porém, é que desse total cerca de 20% das vagas deverão se tornar empregos fixos. Vale a pena tentar, se você está desempregado em busca de uma colocação.
Continua depois da publicidade
O professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, Luciano Salamacha, especialista em gestão de empresas e de carreiras dá um conselho: Corra! Agora é o momento de sair à procura e conquistar um trabalho, com possibilidade de tornar-se permanente nos próximos meses. Ele dá algumas dicas de como encontrar e garantir um emprego de final de ano.
* Prepare um bom currículo. O entrevistador tem que bater o olho e selecionar para a leitura. O currículo tem que ser atraente e estar conectado com a demanda do profissional que ele busca.
* O currículo não é padrão, tem que se vocacionado para o momento, por isso destaque que você está disponível para o trabalho temporário.
Continua depois da publicidade
* Procure vagas que tenham a ver com sua experiência, mas acima de tudo com a sua vocação. Sempre temos um potencial para coisas que nunca imaginamos. Essa ocupação pode se transformar em renda, transforme seu talento em dinheiro.
* Encontre as vagas e trace uma logística. Não adianta atirar para todos os lados. Traçar trajetos desgastantes num mês de muito trânsito, além do gasto é perda de tempo.
* Selecione as vagas próximas à sua residência ou com fácil acesso para que você não tenha atrasos, nesse período temporário. Isso pode desgastar a sua imagem profissional.
* Durante a entrevista seja honesto, fale sobre suas potencialidades e experiências anteriores.
* Dê tudo de si. Quando, no futuro, acabar o período de contratação o critério para efetivação é de performance, de capacidade e não tempo de empresa.
Continua depois da publicidade
* Tire a ideia de estar no final da fila. Por isso, o trabalho temporário é extremamente válido. Quando a empresa abre vagas efetivas, é essa hora a oportunidade dos gestores verificarem a qualificação da equipe toda, temporários ou fixos. O funcionário temporário é “um poderoso fura fila”, pois aquele candidato pode demonstrar do que é capaz, se fez bom trabalho e terá preferência na seleção.
* Não desanime, nem deixe de cumprir seu trabalho com entusiasmo até o último momento do último dia.
* Mesmo que seja temporário, crie bons vínculos com as pessoas. A ampliação do network é uma ferramenta poderosa no mundo do trabalho e, claro, na experiência pessoal.