Acidentes envolvendo quedas de idosos infelizmente são muito frequentes. Em apenas uma semana fiquei sabendo de três pessoas, todas com mais de 70 anos, que tiveram fraturas devido a quedas dentro de suas próprias casas, e mais outra que pisou em um buraco aberto na calçada da rua onde mora. Se para qualquer pessoa uma fratura óssea já é um problema sério, para um idoso, acidentes deste tipo podem ser muito perigosos. Sei de pessoas que nunca se recuperaram, especialmente quando a fratura foi na bacia ou quadril.
Continua depois da publicidade
Acidentes acontecem, é certo. Mas quase sempre podem ser evitados se forem tomadas as devidas precauções, especialmente no ambiente doméstico. Muita gente acha que é bobagem, até acontecer um caso na própria família. Aí, só resta lamentar não ter agido antes. Adaptar a casa para um morador na terceira idade pode dar um certo trabalho e exigir um pequeno investimento financeiro. Mas vale a pena. Abaixo, listamos algumas dicas que podem deixar a residência mais funcional e adequada para que os idosos da família consigam realizar as tarefas do dia a dia sem riscos de quedas e outros acidentes.
A casa ideal para o idoso é aquela de apenas um andar, mas se o local tiver escadas, é essencial ter corrimão dos dois lados. Os ambientes devem ser bem iluminados, favorecendo sempre a luz natural, e ter pisos antiderrapantes. Para favorecer a circulação nos cômodos, devem ser retirados todos móveis e objetos sem utilidade. No banheiro, o lugar mais perigoso para pessoas com idade avançada, a recomendação é instalar barras de apoio.
Dicas que podem ajudar na ambientação da sua casa:
• Prefira pisos antiderrapantes, principalmente na cozinha, banheiro e escadas
• Garanta a iluminação adequada dos ambientes. Na porta de entrada, opte por uma luminária com sensor de movimento
Continua depois da publicidade
• Nas portas, adote maçanetas de alavanca ao invés de redondas, pois são de mais fácil abertura
• O ideal é ter cômodos espaçosos, com poucos móveis
Fonte: Maphre Seguros