Uma bela notícia: Três alunos da Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro, de Criciúma, conquistaram medalha de ouro a nível estadual e prata a nível nacional na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. Por isso, foram selecionados para integrar a delegação do Brasil na União Internacional de Olimpíadas de Matemática da Ásia (AIMO), que será realizada de 3 a 7 de agosto, em Bangcoc na Tailândia. Mais de 20 países participam desta olimpíada internacional, realizada entre estudantes dos ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas. O objetivo é aproximar países estrangeiros através do estudo da matemática, além de mostrar a importância das línguas modernas e promover o interesse pela matemática e pelo trabalho em equipe.

Continua depois da publicidade

Lucas Rodrigues da Silva, Gabriel Domingos e Sofia da Silveira Joaquim já estão providenciando passaportes para realizarem a primeira viagem internacional de suas vidas. Além disso, estão estudando matemática e inglês para realizar as provas na Tailândia. A professora Karine Calegari Mrotskoski explica que o diferencial nesta olimpíada é o fato da prova ser respondida por todos os alunos, de forma coletiva. “Este sistema promove o respeito às opiniões contrárias, à argumentação e à troca de ideias. O aluno não responde a prova individualmente, ele colabora com o grupo e a nota é conquista de todos”, diz.

O grupo terá o apoio da professora Helen Modolon que já pesquisou aproximadamente 80 termos matemáticos na língua inglesa, está estudando os enunciados das provas e organizando um material de auxílio para os estudantes. A Secretaria de Educação de Criciúma reconheceu o valor do trabalho, a conquista inédita e pagará as despesas da viagem. “Foi uma emoção imensa receber a notícia. Todas as vitórias dos nossos alunos nos enchem de orgulho. São os frutos de um trabalho bem feito e empenho de toda escola. A participação num evento internacional é algo tão incrível que faltam palavras para descrever tamanha felicidade, ainda mais sendo nossa escola pública, e a primeira vez que Santa Catarina integra a delegação brasileira”, festeja a diretora Daniele Fusinato.