O que você quer ser quando crescer? Se fizer esta pergunta para um grupo de crianças, com certeza pelo menos uma delas responderá: bombeiro. Já está no imaginário coletivo a figura do bombeiro como a de alguém que arrisca a sua própria vida para salvar as de outras pessoas. Ou seja, é um herói. E que criança não sonha em ser um? Nesta terça-feira pela manhã cerca de 30 meninos e meninas que participam do Projeto Verão Social da prefeitura de São José puderam conhecer a sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, e matar a curiosidade sobre o trabalho destes homens e mulheres que eles tanto admiram.
Continua depois da publicidade
O grupo foi recebido pelos cadetes Mateus Henrique Schuhmacher Valério e Douglas Amaral da Cunha, que mostraram as instalações do batalhão, o equipamento dos veículos de trabalho dos bombeiros, como o Auto Socorro de Urgência (ambulância), o caminhão ABTR – Auto Bomba Tanque e Resgate, e assistiram a simulações de algumas ocorrências atendidas pela guarnição. Com os olhos muito atentos a todos os movimentos dos bombeiros, as crianças puderam matar a sua curiosidade, fazendo perguntas e participando ativamente das simulações. Para Mayra Rodrigues Coelho, 11 anos, conhecer o Corpo de Bombeiros foi gratificante. “Foi muito legal ver como é a ambulância por dentro, pois eles salvam muitas vidas com ela e eu sempre tive curiosidade de saber como eles socorrem as pessoas”, comentou. Gabriel Schrader, 10 anos, disse que já tinha passado algumas vezes em frente à sede do batalhão, e que sempre quis conhecer como era lá dentro.
O Projeto Verão Social, realizado pela Prefeitura de São José, oferece uma série de atividades de lazer, cultura e recreação para crianças e adolescentes durante as férias. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. O projeto atende crianças e adolescentes encaminhados pelos CRAS, Ministério Público de Santa Catarina e Conselho Tutelar.
Leia todas as publicações de Viviane Bevilacqua
Continua depois da publicidade