A música "Não faz mal pro Brasil", composta e gravada por crianças de Itajaí que têm o transtorno do espectro autista (TEA) foi lançada neste Dia das Crianças pela Café Maestro Produções, de Itajaí. Elas participam do projeto Percussão e Educação Musical da Univali. O single é faixa do projeto Via Música, concurso de composições lançado pela produtora.
Continua depois da publicidade
As crianças compuseram a música juntas, durante as oficinas que participam semanalmente com o Grupo de Percussão de Itajaí (GPI), projeto de extensão do curso de Música da Univali, sob a coordenação do professor Rodrigo Gudin Paiva, coordenador do curso de Música, e da médica neuropediatra Cristina Maria Pozzi, professora do curso de Medicina, que também é musicista.
_ A gravação foi uma experiência muito enriquecedora para mim e para todos os envolvidos. A letra composta por essas crianças clama por um país melhor, onde todos merecem ter os mesmos direitos. Esperamos que a mensagem chegue aos ouvidos dos nossos futuros governantes_ diz Marcelo Cássio, diretor e produtor, egresso do curso de Música da Univali.
Oito crianças com TEA gravaram a faixa, acompanhados dos integrantes do GPI. A capa do álbum foi desenhada por Ana Beatriz Bernardino, uma das crianças do projeto. O desenho retrata o sentimento de Ana antes e depois da música entrar em sua vida, que promoveu sua inclusão e contribuiu para seu desenvolvimento, bem como de todas as demais crianças envolvidas.
"Não faz mal pro Brasil" já está disponível nas principais plataformas digitais e também será veiculada na Rádio Educativa Univali FM 94,9. O making of da gravação pode ser visto no canal Café Maestro Produções no YouTube.
Continua depois da publicidade
O projeto Via Música
O projeto pioneiro foi idealizado pelo produtor Marcelo Cássio com o intuito de abrir espaço para que novos talentos se expressem por meio da música. Com o tema "música de protesto" o concurso foi direcionado para crianças de baixa renda, residentes na cidade de Itajaí. Além da faixa "Não faz mal pro Brasil", oito outras composições foram selecionadas, as quais serão lançadas em um álbum digital e disponibilizadas nas principais plataformas de áudio do mundo. Toda a equipe do Via Música trabalhou no projeto de forma voluntária. Desde os músicos à equipe técnica, todos os envolvidos abraçaram a causa para dar oportunidade e voz às crianças.
O Via Música, além de dar voz às comunidades carentes, tem três metas a cumprir: inclusão social, formação de público para gêneros musicais pouco explorados pela mídia e possível geração de renda com direitos autorais para os compositores.
NÃO FAZ MAL PRO BRASIL
Não faz mal pro Brasil, não
Não faz mal pro Brasil…
O meu som não é barulho,
É cultura, expressão
Venho clamando verdades
Coração pede passagem para mim e meus irmãos
No caminho encontro pedras
Fortalecem minha pisada
Pequena é a tua mente, não me atinge tua maldade
Eu e tu, todos um
Pense e haja diferente
Vem comigo, vem com a gente
Que tu vai me entender
Não faz mal pro Brasil, não
Não faz mal pro Brasil…
Não se desculpe, meu senhor
Nem se ofenda, minha senhora
Não é vergonha ser autista
Vim contar minha história
Tem adulto e tem criança
Que vem excluindo a gente
Governo pisa na bola
Deixa o povo sem escola,
Pra roubar impunemente
Meu autismo não impede
Nem amor, nem amizade
Então larga a vaidade
Deixe disso, que bobagem
Viva a diversidade!
Não faz mal pro Brasil, não
Não faz mal pro Brasil
Não não
Não faz mal pro Brasil
Não não não
Não faz mal pro Brasil
Não não não não