Apesar de ser difícil para muitas pessoas conseguir fazer uma pausa no dia a dia para refletir e começar a mudar os hábitos nocivos à saúde, essa desacelerada não é apenas necessária. Ela é inevitável. “As pessoas vivem correndo, mas têm que entender que se não pararem agora para prevenir enfermidades, terão que parar no futuro, de qualquer forma, só que nesse caso para tratar das doenças”, alerta o médico José Albino, endocrinologista com foco em Medicina do Estilo de Vida.
Continua depois da publicidade
A falta de tempo para cuidar-se é sempre uma boa desculpa que arranjamos para não pensarmos seriamente na nossa própria saúde. São as muitas horas de trabalho, os compromissos com a família,o lazer com os amigos… E a adoção de hábitos saudáveis de vida vai ficando em segundo plano. Albino lembra, entretanto, que o estilo de vida de cada indivíduo influencia diretamente em sua saúde, e que isto já está comprovado por pesquisas médicas mundiais. Por exemplo: ter um estilo saudável pode reduzir em até 36% o aparecimento de diversos tipos de câncer. “As pessoas costumam correr atrás do prejuízo, mas nossa intenção é fazer com que elas se antecipem e corram antes de ficarem doentes”, explica o médico.
José Albino ressalta que não é preciso grandes mudanças de vida para retardar ou até evitar a incidência de doenças. Basta adotar hábitos simples mas eficazes, como melhorar a alimentação, praticar atividades físicas (no mínimo 150 minutos de exercícios por semana), ter o sono adequado e com qualidade e manter o estresse sob controle. Estes são os quatro pilares da Medicina do Estilo de Vida. Com estes cuidados _ que não são tão difíceis assim de serem seguidos _ é possível também diminuir consideravelmente a incidência de doenças crônicas o diabetes, além de ataques cardíacos.
No dia 14 de abril Florianópolis irá sediar o Simpósio Brasileiro de Estilo de Vida e Nutrição Inteligente ( Vivá Floripa)´. Na oportunidade, o endocrinologista vai falar sobre “Estilo de vida na prevenção do câncer: o que sabemos hoje para viver melhor amanhã”. O evento terá a participação de médicos, psicólogos e nutricionistas, e abordará as diversas questões relacionadas à adoção de uma vida mais saudável. A programação inclui palestras sobre temas como perfil genético e hábitos saudáveis, alimentação e câncer, envelhecimento saudável, hipertrofia muscular e redução de gordura corporal.
Continua depois da publicidade