Será lançada na próxima quinta-feira, dia 14 de junho, a segunda edição do Circuito da Tainha, no hotel Porto Sol Ingleses, no Norte da Ilha, na Capital. A iniciativa é do Núcleo Setorial dos Hotéis da Praia dos Ingleses, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, e tem por objetivo celebrar do peixe mais consumido desta época do ano no nosso litoral. A tainha está para Florianópolis assim como o pinhão está para Lages e a cuca alemã para Blumenau ou Pomerode. É o carro-chefe da gastronomia típica, a comida mais pedida nesta época do ano, seja por visitantes ou pelos próprios moradores.

Continua depois da publicidade

No Mercado Público, cartazes pendurados nas bancas de peixe já dão uma mostra desta preferência. “Temos tainhas”, ou “tainhas frescas ovadas”, “as tainhas já chegaram” atraem centenas de consumidores, ávidos por levarem a iguaria para casa. É só dar uma volta pela cidade, especialmente no final de semana, para comprovar: o cheiro de tainha assada, escalada ou frita está no ar, não restando dúvida de que este peixe é realmente o mais consumido no inverno na capital catarinense.

Aproveitando esta preferência, o Núcleo de Hotéis da Praia dos Ingleses promove, até o dia 31 de julho, a segunda edição do Circuito da Tainha, que é uma forma de unir clientes, estabelecimentos e comunidade junto a uma das tradições mais aguardadas do outono/inverno na região. Cada hotel participante oferece um prato com o peixe e valor único de R$ 49 por pessoa, nos horários de almoço e jantar. Integram o evento os hotéis Costa Norte Ingleses, Oceania, Porto Sol Ingleses e Slaviero Essential, cada um com um prato diferenciado tendo como base a tainha.

A ideia é ótima, pois nosso turismo praieiro é muito sazonal, e os turistas, salvo raras exceções, não costumam de deslocar até as praias fora da temporada de verão. Luciano Pinheiro, presidente da ACIF, explica que esta é uma forma de manter a boa gastronomia da região, mesmo na baixa temporada. “As casas ganham um atrativo a mais para seus clientes e incrementam os negócios, já que os preços são convidativos”, explica, reforçando a importância do associativismo. “Fomentamos os empresários a trabalharem em conjunto, conseguindo maior fortalecimento no mercado”, diz. Segundo Luciano Pereira Oliveira, coordenador do Núcleo de Hotéis da Praia dos Ingleses, a cultura local também sai revigorada com o Circuito. “A pesca da tainha é uma tradição entre a comunidade dos Ingleses e o evento ressalta esta vocação”, afirma. Uma bela ideia.

Continua depois da publicidade