O ano termina com uma boa notícia na área da saúde. Foi inaugurada agora em dezembro a Casa de Apoio São José, no bairro Praia Comprida, em São José. O local vai acolher pacientes e acompanhantes do Hospital Regional que se deslocam de outras cidades e que, por não estarem internados no hospital, precisam de um lugar para pernoitar ou, pelo menos, descansar algumas horas, se alimentar, tomar um banho ou lavar roupas. Este era um desejo antigo tanto dos usuários do hospital quanto dos voluntários do Serviço de Humanização que atuam na instituição, e que foi possível graças à cedência de uma casa pela prefeitura de São José, através de um contrato de sessão de uso com a Ação Social Arquidiocesana (ASA). “Não vamos aliviar todas as dores, mas vamos amenizar bastante. A farinha e o azeite não haverão de faltar”, disse o presidente da ASA, Diácono Djalma Lemes.
Continua depois da publicidade
Muita gente contribuiu para que a Casa de Apoio se tornasse realidade. É o caso, por exemplo, dos professores e alunos do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IES) que doaram todo o projeto arquitetônico; além da Pastoral Hospitalar do Hospital Regional, Fundação Nova Vida, Associação dos Amigos do Hospital Regional de São José (AAMHOR), empresários da região e a comunidade. O capelão do hospital, Padre Almir José Ramos, explica que muitas pessoas vêm de outras cidades e precisam de um local para descansar um pouco, tomar banho ou fazer um lanche e não têm. Ele dá um exemplo: os doentes da área de oftalmologia fazem o procedimento em um dia e no outro precisam voltar ao hospital para revisão. Muitos deles moram longe e não têm condições financeiras de pagar por uma estadia em um hotel. Então, a partir de agora, ele e seu acompanhante terão onde pernoitar.
A Casa de Apoio já está apta para começar a receber seus hóspedes, mas os desafios ainda são muitos pela frente. Segundo Padre Almir, agora é preciso estabelecer parcerias e obter ajuda para pagar as contas que foram feitas com a compra de materiais e também da mão de obra necessários para a reforma. Foram adquiridos também 28 camas e algumas poltronas de descanso para quem não precisar pernoitar, além de máquina de lavar para quem necessitar desse serviço.
O Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck ressaltou na inauguração que a obra só foi possível porque muita gente se sensibilizou. “Mas ainda não acabou, contamos com a grande força do voluntariado. Quando muitas pessoas se unem, a obra acontece”. Doações para a Casa São José, de móveis, utensílios, equipamentos e alimentos podem ser feitas por meio da ASA (fone 48 – 3224-8776) ou do Serviço de Atendimento Humanizado do Hospital Regional de São José (fone 48 – 3271-9019).
Continua depois da publicidade