A professora de geografia Lílian Claudete, da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, de Florianópolis, acredita que a música tem o poder de nos ensinar coisas novas. Partindo desta premissa, ela criou o projeto “De Naufragados à Ilha do Campeche- conhecendo a Ilha ao som do Daza”. Os alunos da turma 61 do Ensino Fundamental estão conhecendo a geografia e a história de Florianópolis utilizando como eixo norteador a música “Afinar as Rezas” da banda Dazaranha, prata da casa. Tendo por guia a letra da canção, eles já fizeram um tour pelas praias de Naufragados e Solidão, pela Lagoa da Conceição e Lagoa do Peri e, em breve, uma visitação à Ilha do Campeche. O projeto segue até o final deste mês.
Continua depois da publicidade
O objetivo do projeto, desenvolvido na escola localizada no bairro Armação do Pântano do Sul, é aproximar os estudantes da herança cultural do município. Além disso, também tem servido para estreitar a aproximação entre a escola, as famílias dos alunos e a comunidade. “Estas saídas de estudos possibilitam aos estudantes vivenciarem aquilo que aprendem na sala de aula. Muitos deles nasceram em Florianópolis mas não conheciam os lugares visitados”, diz a professora.
Os locais citados na música “Afinar As Rezas” são os lugares explorados pela turma, seguindo a ordem que aparecem na canção. Para registrar as descobertas feitas nos ambientes, os alunos têm diários, onde relatam as diferentes atividades relacionados ao projeto. Para cada visita são elaboradas diferentes atividades incluindo desde narrativas, descrição de paisagens e observação de imagens de satélites. Utilizando imagens do Google Earth em Naufragados, Solidão e Lagoa da Conceição, eles identificaram as trilhas, os rios, as oficinas líticas e descreveram as paisagens que observaram.
Nativa de Florianópolis, a banda de reggae-rock Dazaranha é formada pelos músicos Chico Martins, Adauto Charnesky, Fernando Sulzbacher, Gerry Costa, Dinho e J.C Basañez, que produzem letras que remetem à cultura popular florianopolitana, utilizando usualmente o som do violino e instrumentos de percussão. Fundada em 1992, é considerada a banda com maior expressão no cenário musical de Santa Catarina. “Agora eles ouvem em casa a música do projeto e outras do Dazaranha, e viraram fãs”, afirma a professora.
Continua depois da publicidade