Esta é para quem gosta de grandes desafios e é fera em quebra-cabeças. Estão abertas as inscrições para o Campeonato Oficial de Cubo Mágico – Criciúma Open 2018. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, no Nações Shopping, e oferecerá 10 das 18 modalidades oficiais, podendo participar competidores de qualquer lugar do mundo e de todas as idades. Entre as provas, estão a modalidade tradicional, com uma mão, com os olhos vendados e com os pés. Se com as mãos e de olhos abertos já é difícil, dá para imaginar o quanto de treinamento é necessário para atingir estes níveis de exigência.
Continua depois da publicidade
O delegado representante da Associação Mundial do Cubo Mágico (WCA) no campeonato de Criciuma será Rafael Cinoto, cujo canal no YouTube tem quase mil vídeos e mais de 55 mil seguidores. Seus tutoriais ensinam a resolver inúmeros tipos de cubo mágico e quebra-cabeças relacionados. As inscrições ficam abertas até o dia 17 de outubro e devem ser feitas no site da WCA.
Também estão abertas as inscrições para o 4º Campeonato Municipal de Cubo Mágico da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma e 3º Campeonato Regional de Cubo Mágico da Região Carbonífera de Criciúma, que será realizado em Nova Veneza. O Sul do Estado tem uma história longa com os concursos de cubo mágico. Em 2013 foi lançado um desafio aos alunos de Cocal do Sul. No ano seguinte, 75 alunos de duas escolas já conseguiam resolver o cubo mágico. Em 2015, o desafio do quebra-cabeça chegou às escolas de Criciúma. Um ano depois, já eram centenas de alunos feras no assunto.
O Projeto Cubo Mágico da Secretaria de Educação de Criciúma, iniciado pela coordenadora pedagógica Ana Lúcia Pinto, tornou-se um sucesso graças à parceria entre o setor público e privado, além do envolvimento da comunidade escolar. O quebra-cabeças é um recurso lúdico capaz de aumentar a concentração, a disciplina e a sociabilidade dos praticantes, e ajuda a motivar o interesse dos alunos pela aprendizagem.
Continua depois da publicidade