"Pediatras não são apenas importantes, são indispensáveis”. A mensagem é o tema central da nova campanha da Sociedade Catarinense de Pediatria, que visa valorizar o trabalho do pediatra na assistência às crianças e aos adolescentes de todo o Estado. O foco é demonstrar que não se deve cuidar da saúde infantil do mesmo jeito que se cuida da saúde de adultos, como se eles fossem simplesmente "miniaturas" de gente grande. Na maioria dos casos, o tratamento deve ser diferenciado e somente um pediatra tem a especialização necessária para garantir um atendimento adequado durante toda a fase infantojuvenil.

Continua depois da publicidade

Para ser um pediatra, o médico faz uma especialização de três anos, o que demonstra que ele ainda tem muito o que aprender para atuar com excelência nesta área após a formatura em medicina. Ou seja, para atender crianças e adolescentes, prevenindo, diagnosticando e tratando doenças desta etapa da vida, é necessária uma preparação especial e aprofundada. As mensagens da campanha serão divulgadas em jornais, cartazes e folders, assim como comerciais de televisão, rádios, busdoor e em vídeos da internet (redes sociais como Facebook e Instagram). As peças publicitárias serão veiculadas nestes três últimos meses do ano, aproximando a SCP da comunidade e conscientizando pais e responsáveis sobre o direito da criança ser atendida e acompanhada por médico pediatra.

A médica Rosamaria Medeiros e Silva, presidente da Sociedade Catarinense de Pediatria ressalta que estes profissionais precisam ser mais valorizados na sociedade e pelos governantes, os quais devem garantir a sua presença nos programas de saúde em todos os níveis (federal, estadual e municipal), além de disponibilizar condições adequadas de trabalho, para uma assistência à saúde de qualidade. Isto porque em muitos lugares do país – incluindo Santa Catarina – o médico pediatra está sendo substituído por outros profissionais de saúde no atendimento de crianças e adolescentes. Quem tem filhos sabe o quão é importante ter um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz quando as crianças adoecem, e por isso, é fundamental ter um especialista cuidando deles.

Leia outras colunas de Viviane Bevilacqua

Continua depois da publicidade