Embora meu sonho desde menina sempre tenha sido morar em Floripa, costumo dizer que Balneário Camboriú me parece ser a melhor cidade de Santa Catarina _ e provavelmente até do Brasil _ para viver após a aposentadoria. Pelo menos fora dos meses de verão. Sempre que passo por lá, durante o ano, vejo muitos idosos passeando pela praia, fazendo exercícios e participando de atividades em grupo. Sei, também que a terceira idade é uma preocupação dos administradores, e isso há bastante tempo. Pois agora recebo a informação de que a minha percepção estava mais do que certa: Balneário Camboriú está recebendo, entre novembro e dezembro, três prêmios nacionais graças às ações de proteção e promoção da qualidade de vida oferecidas aos seus idosos.
Continua depois da publicidade
No próximo dia 21, o prefeito Fabrício Oliveira e a secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello receberão o Prêmio Direitos Humanos 2018 do Ministério dos Direitos Humanos. A premiação é concedida a personalidades, instituições nacionais e internacionais, que focam nas causas sociais. No dia 26, será a vez da cidade receber o Selo Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O programa, que é desenvolvido pelo Ministério de Direitos Humanos, Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria Nacional do Idoso, certifica cidades que investem em ações para a população idosa.
O município também será premiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por ter uma das “Melhores Experiências com Idosos do Brasil”. O reconhecimento veio através do Programa Abraço de Proteção ao Idoso. Criado em abril de 2017, o Abraço atende idosos em situação de risco, oferecendo acompanhamentos psicológico, jurídico e de locomoção. Desde que foi criado, o programa já realizou 2.684 atendimentos, além de acompanhamento de saúde, sensibilização e o trabalho de convivência nas oficinas da Secretaria da Pessoa Idosa, que hoje são 89, variando em atividades que trabalham o corpo e a mente.
Cerca de 20% da população de Balneário Camboriú é formada por idosos. Dentre eles, muitos que escolheram a cidade para viver após a aposentadoria. Com o recebimento do Selo Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, o município poderá incrementar ainda mais suas estratégias e programas voltados ao envelhecimento ativo, atenção integral à saúde e à participação social das pessoas idosas. Uma bela notícia.
Continua depois da publicidade