Sensibilizar para incluir

A manhã de sábado, dia 14, será muito especial no Continente Shopping, que fica na BR-101, em São José. Um dos cinemas será palco de uma grande e importante ação, que recebeu o nome “Conta Comigo – Autismo: sensibilizar para incluir”. Às 8h30min inicia a recepção do público, e às 9h10 será apresentada a peça teatral Pescadores de Sonhos, cujos atores são alunos da ONG Autonomia, que desde 2006 atua no acolhimento e empoderamento de autistas, pessoas com outras necessidades especiais e suas famílias. Na sequência, está programada uma roda de conversa com os participantes da organização do espetáculo e também com médicas da prefeitura de São José, além de sorteio de brindes.

Continua depois da publicidade

A peça Pescadores de Sonhos é um projeto experimental criado a partir da oficina de música e cena, onde os alunos, autistas, com Síndrome de Down e outras especificidades, conseguem dar vazão a todo o seu potencial criativo. Para os autistas, principalmente, relacionar-se socialmente pode ser muito desafiador, e estas apresentações ao público são a prova concreta de que nada é impossível, e que todas as pessoas têm, sim, potencialidades que precisam ser descobertas e valorizadas. “Essas habilidades podem ser desenvolvidas de diversas formas, como a arte”, explica a musicoterapeuta e diretora do espetáculo, Bárbara Trelha.

O espetáculo explora a linguagem audiovisual e cênica, e convida o público a mergulhar nesse universo ainda desconhecido para tanta gente que é o das pessoas com algum tipo de deficiência. “Cada participante trouxe sua canção predileta, seu movimento, seu desejo. A partir destas vontades, fomos formulando molduras cênico-poéticas”, conta Bárbara. As imagens que compõem as animações foram retiradas das obras desenvolvidas nas oficinas de arte. Confeccionadas pelos nove atores, agregam ainda mais identidade ao trabalho. “Cada um em seu retalho de pano costura nesse espetáculo uma linda lenda que mistura sonho, mar, poesia e movimento”, completa. A direção de arte é de Cláudio Duarte, um artista plástico expert na área.

A ONG Autonomia realiza seis atividades semanais com a participação de crianças e jovens com autismo e/ou outras deficiências. Todas elas visam aprimorar o equilíbrio, coordenação motora, força, consciência corporal e também o desenvolvimento de vínculos e relações significativas, criando um ambiente propício para o aumento da autoestima, da coragem, do respeito, da comunicação e da empatia. Todas estas ações são desenvolvidas com o auxílio de parceiros. No caso do evento “Autismo: sensibilizar para incluir”, os principais parceiros são a prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do grupo Conversando Sobre Autismo, e o Continente Shopping.

Continua depois da publicidade

As inscrições (gratuitas) para a manhã de sábado podem ser feitas pelo e-mail aventurasemfloripa@gmail.com. Esta mesma peça foi apresentada no final do ano passado no CIC, com plateia lotada e emocionada. Não tenho dúvidas de que será assim novamente.