Um viveiro de mudas de frutas, hortaliças e legumes; e uma horta cultivada no modelo agroflorestal, onde tudo o que faz parte do ambiente é 100% aproveitado. Estes são os cenários onde os alunos da Escola Dinâmica de Florianópolis estão estudando na prática disciplinas como Ciências e Matemática. Foram os próprios estudantes do ensino fundamental II e médio, juntamente com o professor de Biologia, Luiz Ferrua, que construíram também a estrutura física que abriga o viveiro. “Eles planejaram, mediram, reaproveitaram materiais e executaram. Isso exercita muito o improviso, o pensar, as habilidades manuais”, explica Ferrua. O próximo passo é criar alfaces hidropônicas no lago da escola.
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Mais do que a simples educação ambiental, a proposta é despertar as aptidões dos alunos, tanto para trabalhos manuais quanto para o lado profissional. “Não é a horta pela horta. É aprender na prática as sucessões ecológicas. Uma coisa é você aprender no quadro e outra colocando a mão na massa”, diz o professor. Muitas dessas atividades ao ar livre acontecem fora do horário de aula, e os alunos são voluntários. A criação do viveiro, da horta e também a revitalização da trilha ecológica possibilitaram uma série de atividades curriculares de forma criativa e inovadora.
Estas iniciativas integram o Núcleo de Educação Ambiental Investigativa da escola, que contempla ainda a gestão de resíduos sólidos e o projeto de saponificação, no qual os próprios alunos reaproveitam óleo e produzem sabão nas aulas de química. Toda a comunidade escolar foi convidada a fazer a separação dos resíduos sólidos e orgânicos, além da captação e destinação correta para o óleo de cozinha usado em suas casas. O sabão produzido em sala de aula fica disponível na secretaria da escola para os pais levarem para casa. Outro projeto ensina a produzir “laudo de vegetação”, nos moldes das licenças ambientais, unindo a biologia à matemática, fazendo com que os alunos aprendam topografia, anatomia vegetal, fisiologia vegetal, ecologia e aplicação da matemática.
Nesta semana, as crianças do 2º ano do fundamental fizeram o primeiro plantio da horta, já no sistema de agrofloresta. A ideia é no início do próximo ano realizar uma feirinha orgânica para os pais, oportunidade em que os alunos irão aprender sobre empreendedorismo, precificação de produtos, vendas e marketing. Os orgânicos também serão utilizados para abastecer a cantina da escola. Muito bacana utilizar propostas pedagógicas não-convencionais para induzir os alunos a pensarem e a se apropriarem do conhecimento de uma maneira mais criativa, lúdica e não-convencional.
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