Mais do que dinheiro, sexo e sucesso, o que as pessoas com mais de 50 anos buscam quando iniciam um novo relacionamento é que o parceiro ou parceira seja uma boa companhia para todas as horas, boas ou ruins. É isso o que mostra uma pesquisa realizada pelo site e app OurTime, voltado às pessoas maduras, que teve por objetivo compreender melhor as expectativas de um relacionamento nessa faixa etária. Foram entrevistados 1.327 solteiros e divorciados, homens(42%) e mulheres (58%).
Continua depois da publicidade
À pergunta “O que você mais valoriza na parceira ideal?”, a resposta “Ser companheira (o) em todos os momentos” ganhou disparado: foi a preferida por 86% dos homens e 82% das mulheres. Depois, vieram “ser bem humorado”, “ter sucesso na carreira”, “beleza” e, por último, “se dar bem com a minha família e amigos”. Ou seja, nesta faixa etária _ provavelmente já com filhos adultos, se já tiveram outros casamentos _ as pessoas não estão mais se importando com a opinião alheia em relação aos seus relacionamentos. Querem, isso sim, achar alguém com quem possam dividir os bons e maus momentos da vida.
“O que é preciso para que uma relação tenha sucesso?” Para esta pergunta, as respostas campeãs foram amor e fidelidade. “As pessoas maduras têm mais certeza do que esperam de uma relação afetiva e também não querem viver a sensação de estarem perdendo tempo na vida. Homens e mulheres já sabem que o relacionamento é uma construção diária e uma escolha constante, por isso priorizam o amor e a fidelidade. A maturidade ajuda muito a lidar com o contexto real”, analisa Marina Simas, consultora de relacionamento do OurTime.
De acordo com o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), desde 2017 o número de pessoas no país com mais de 50 anos já ultrapassa os 54 milhões, e a tendência é que o envelhecimento da população acelere nos próximos anos. Em 20 anos, essa turma vai representar praticamente a metade da população brasileira.
Continua depois da publicidade