Terça-feira, dia 27, celebra-se em muitos países do mundo o #diadedoar. Trata-se de uma campanha para promover a solidariedade e a cultura da doação. A data surgiu em 2012, nos Estados Unidos, com o nome #GivingTuesday. Foi criado com a proposta de ser um contraponto às datas comerciais #BlackFriday e #CyberMonday, e é sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a primeira edição foi realizada em 2013, com o nome #diadedoar, e desde 2014 nosso país faz parte da ação global. Hoje, a campanha está presente em todos os continentes.

Continua depois da publicidade

O movimento tem como finalidades ajudar as organizações da sociedade civil que prestam ajuda a quem precisa e, também, promover a ideia de que os brasileiros podem ser cada vez mais generosos e solidários. Nesta terça-feira, milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a sua doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais. São muitas as maneiras de participar desta ação. Conheça algumas no site www.diadedoar.org.br. A organização é do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país, e à qual qualquer um pode se juntar acompanhando o grupo no facebook https://www.facebook.com/groups/culturadedoacao/.

Em Florianópolis, a Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES) pelo terceiro ano consecutivo participará do #diadedoar. Em 2017 a instituição conseguiu arrecadar recursos para realizar passeios com as crianças do seu abrigo e este ano os recursos serão utilizados para a reforma do parque infantil do Centro de Educação Infantil Girassol que atende mais de 400 crianças por dia gratuitamente. A IDES é uma organização não governamental fundada em 1773, na Capital. Atua no desenvolvimento de projetos socioeducativos e assistenciais. Atualmente, oferece vários programas sociais, educativos, culturais e profissionalizantes. Atende, diretamente, uma média diária de 750 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias moradoras em comunidades da Grande Florianópolis.

As doações para a IDES podem ser realizadas através de seu site (www.ides-sc.org.br\contribua) e também no pedágio solidário. Quem estiver passando pela Avenida Mauro Ramos nesta terça-feira entre 10h e 13h poderá conversar um pouco com os voluntários da instituição e fazer sua contribuição.

Continua depois da publicidade

Leia outras colunas de Viviane Bevilacqua