A Ong Autonomia, que trabalha com o acolhimento e empoderamento de famílias de autistas e de pessoas com deficiência em Florianópolis está preparando um espetáculo especial para este final de ano: o Circo Família Autonomia, que será apresentado na próxima quarta-feira, dia 19 de dezembro, às 19h no cinema do CIC.
Continua depois da publicidade
Andrea Monteiro, idealizadora da Ong que atende crianças e adolescentes, explica que o circo foi um processo criativo que partiu do próprio grupo, depois deles assistirem a um espetáculo no Circo dos Sonhos, do ator Marcos Frota, em julho deste ano, revelando o espírito alegre dos participantes. A montagem do espetáculo aconteceu a partir do início do segundo semestre, sempre com muito envolvimento e motivação dos “artistas”. A escolha dos personagens deu-se através da experimentação corporal e da improvisação, levando à construção do roteiro.
O cenário, o fugurino e todos os detalhes da apresentação foram discutidos, planejados e confeccionados nas oficinas de arte e de dança e movimento, com a ajuda das famílias, sob a supervisão dos professores. Trata-se de um processo coletivo de criação, apoiado pela Fundação Catarinense de Cultura, que cede as salas para as oficinas durante todo o ano e também o espaço do cinema para os ensaios e a apresentação na próxima semana.
O espetáculo é híbrido. Enquanto acontece uma projeção na tela dos trabalhos artísticos realizados pelas crianças e jovens, no palco elas interagem exibindo trabalhos corporais.A direção artística é dos professores e artistas Cláudio Duarte e Fernanda Damerau , da psicóloga Michelle Pereira e com produção de Andrea Monteiro.
A Ong Autonomia, além de atender as crianças com deficiência e suas famílias, também envolve a sociedade civil no âmbito da inclusão, utilizando-se da cultura e da arte para o desenvolvimento humano.
Continua depois da publicidade
O convite tem um valor de R$ 15 (que será reinvestido no projeto) e mais um quilo de alimento não perecível, que será doado para as aldeias guaranis
A Ong Autonomia foi criada em 2006, no Rio de Janeiro, pela professora Andrea Monteiro, e começou suas atividades em Florianópolis em 2009, onde realiza atividades semanais com 250 pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos e famílias), que acontecem gratuitamente em espaços públicos da cidade ou em espaços cedidos por pessoas ou empresas parceiras.
Informações no site /www.ongautonomia.org.br.