Florianópolis sedia nesta quarta-feira o 1° Encontro da Sororidade. Mas o que significa mesmo esta palavra, que tem sido tão utilizada nos últimos tempos? Se você for procurar no dicionário, é bem provável que não encontre, porque ela não existia até alguns anos atrás. Mas e fraternidade, você sabe de onde vem esta palavra? Originou-se a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”. Ou seja, uma irmandade de homens. Da mesma forma, a palavra sororidade vem do latim sóror, que significa “irmãs”, ou seja, uma irmandade de mulheres. Então, em outras palavras, sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseada na empatia (colocar-se no lugar da outra) e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.
Continua depois da publicidade
Voltando, então, ao encontro que será realizado nesta quarta, das 19h às 21h30, na CDL da Capital. Na oportunidade, mulheres com histórias inspiradoras vão mostrar que, muito mais do que uma palavra ainda desconhecida por muita gente, sororidade é sinônimo de transformação. A jornalista e palestrante Juliana Germann, idealizadora do encontro, convidou cinco mulheres de diferentes segmentos para compartilharem as suas histórias. Lirous K'yo, a área de Defesa dos Direitos Humanos; Sandra Leonardi, da CDL de Florianópolis; Mara Rocha, coordenadora do Projeto Puff do Bem; Juliana Simon, empresária; e Ana Blasi, advogada e ex-juíza TRE/SC, são as convidadas da noite.
Segundo Juliana Germann, existe uma forte associação do termo sororidade ao movimento feminista, mas o conceito deve ser aplicado no dia a dia por todas as mulheres, independente da ideologia, religião, classe social, idade ou partido político. “Sororidade tem relação com empatia, com o não julgamento prévio, com o fim da crença que nós mulheres nos tratamos como rivais”, explica. A jornalista diz que ao longo de sua trajetória foi muito apoiada por diferentes mulheres, e que agora pretende retribuir. “Quero ajudar outras pessoas a entender que não precisamos estar em constante competição para ver quem é a melhor, mas sim, nos apoiarmos para que todas as mulheres possam alcançar as suas metas”, afirma.
Continua depois da publicidade
A entrada no encontro é gratuita, mas pede-se a doação espontânea de 2kg de alimentos que serão entregues ao projeto Mulheres em Ação – Puff do Bem, na região do Brejaru, na Palhoça, que auxilia mulheres vítimas de violência ou em situação de risco.
PROGRAMAÇÃO
Data: 29 de agosto (quarta-feira)
Horário: das 19h às 21h30
Local: CDL de Florianópolis – R. Felipe Schmidt, 679 – Centro
Link para Inscrição: http://bit.ly/2MVdgXq.
19h00: Check-in
19h15: A Força Que Nos Move – Juliana Germann, jornalista e palestrante
19:30: Afinal, o que é sororidade? / Lirous K'yo, Defesa dos Direitos Humanos
19h50: Mulheres no Varejo / Sandra Leonardi, CDL de Florianópolis
20h10: Mulheres em Ação / Mara Rocha, coordenadora do Projeto Puff do Bem
20h30: Mulheres na Liderança / Juliana Simon, empresária
20h50: Mulheres na Política / Ana Blasi, advogada e ex-juíza TRE/SC
21h10: Mesa Redonda
21h30: Encerramento