O ainda nebuloso cenário pré-eleitoral de São José deve ganha uma definição nos próximos dias. O PSL do governador Carlos Moisés já acertou a filiação do pedetista Fernando Anselmo para concorrer à prefeitura ano que vem. Ele foi o terceiro colocado na disputa de 2016, com 13% dos votos.

Continua depois da publicidade

O pedetista vinha flertando com outras siglas desde o início do ano, alegando divergências com a cúpula liderada pelo presidente estadual Manoel Dias. A filiação foi acertada com o secretário estadual Douglas Borba (PSL), da Casa Civil e deve ser anunciada nos próximos dias.

O cenário pré-eleitoral de São José, quarto maior colégio eleitoral do Estado, é um dos mais abertos entre a maiores cidades do Estado. A prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) já é reeleita e ainda não tem nome definido pela sucessão. Entre os pessedistas são cotados os vereadores Méri Hang, Moacir da Silva e Orvino Coelho de Ávila – este, com a simpatia do senador Dário Berger (MDB) e do deputado estadual Júlio Garcia (PSD).

Na Câmara de Vereadores também há outros pré-candidatos tentando viabilizar-se no cenário, como o pastor Antônio Lemos, hoje no MDB, mas conversando com outras siglas. Do olho no espaço aberto com a saída de Anselmo do PDT, os vereadores André Guesser (PDT) e Caê Martins (PSD) conversam sobre a formação de uma chapa de centro-esquerda. Martins flerta com outros partidos, mas pode permanecer no time pessedista se o Moacir da Silva for escolhido candidato do partido.

No time dos outsiders, o PL do senador Jorginho Mello filiou o delegado Manoel Galeno. O radialista Luizinho também se movimenta e poderia concorrer pelo Republicanos. O Novo também terá candidato na cidade. Para completar o cenário embolado, o prefeito Juliano Duarte Campos (PSB), de Governador Celso Ramos, diz que pretende ser candidato. Pela jurisprudência atual do Tribunal Superior Eleitoral, ele não pode disputar por já ser prefeito reeleito em outro município – o chamado prefeito itinerante. Para entrar na briga, ele conta com uma mudança nesse entendimento na hora em que a Justiça Eleitoral analisar sua candidatura.

Continua depois da publicidade