Em mais um claro gesto de desligamento em relação à gestão pessedista, o governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) convidou o ex-reitor da Unochapecó Gilberto Agnolin para assumir a Secretaria de Educação no lugar de Eduardo Deschamps (PSD). O anúncio foi feito em um jantar na Casa d’Agronômica oferecido pelo peemedebista a 29 prefeitos do partido na região Oeste.

Continua depois da publicidade

Agnolin filiou-se ao PMDB para a disputa das Eleições municipais de 2016, quando acabou candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB) — que acabou em terceiro lugar na disputa vencida por Luciano Buligon (PSB).

— Esse gesto confirma todo meu apreço, respeito e a força do Oeste catarinense em meu governo — disse Pinho Moreira.

Dechamps foi o homem-forte da gestão Colombo na educação. Assumiu como adjunto de Marco Tebaldi (PSDB) em 2011 e foi promovido a titular no ano seguinte. Capitaneou a implantação do piso salarial do magistério no Estado e o polêmico novo plano de carreira aprovado em 2015.

O atual secretário chegou a demonstrar vontade de permanecer na função — licenciado do PSD —, mas colocou o cargo à disposição de Pinho Moreira em um encontro semana passada.

Continua depois da publicidade

Estavam presentes no anúncio ao lado do presidente do PMDB-SC, Mauro Mariani, os deputados estaduais Valdir Cobalchini, Mauro de Nadal e Moacir Sopelsa, e os federais Valdir Colatto e Celso Maldaner. O ex-governador Paulo Afonso e o ex-senador Casildo Maldaner também fizeram uso da palavra.

Leia mais colunas de Upiara Boschi