A menos de uma semana da eleições, o ex-prefeito e ex-deputado João Rodrigues (PSD) mantém uma vantagem confortável na disputa para retornar ao cargo em Chapecó. Enquanto isso, três adversários embolaram na disputa pela segundo lugar – cerca de 20 pontos percentuais atrás do pessedista. É o que mostra o segundo levantamento do Instituto Paraná de Pesquisas, contratado pela NSC Comunicação, sobre a corrida eleitoral chapecoense.
Continua depois da publicidade
Veja os números da Paraná Pesquisas em Chapecó
A nova pesquisa mostra um cenário estável na maior cidade da região Oeste, afetado por apenas uma mudança fora da margem de erro de quatro pontos percentuais. É o crescimento de Leonardo Granzotto (Patriota), que manteve numericamente o quarto lugar na disputa, mas agora está tecnicamente empatado com Cleiton Fossá (MDB) e Claudio Vignatti (PSB), segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Upiara: João Rodrigues e Vignatti polarizam espaço no horário eleitoral
Na liderança, João Rodrigues oscilou negativamente de 38,9% para 37,9 na pesquisa estimulada. Atrás, está Cleiton Fossá, que também oscilou para baixo – de 19,7% para 17,7%. Com Vignatti crescendo dentro da margem de erro, de 11,1% para 13,4% e Granzotto subindo de 5,9% para 10,8%, há um triplo empate técnico na segunda colocação.
Continua depois da publicidade
Os números de estimulada são desanimadores para Fossá, que no primeiro levantamento despontava como alternativa à polarização histórica entre o grupo político de João Rodrigues e candidaturas de esquerda – representada este ano por Vignatti, ex-PT e com deputado federal Pedro Uczai (PT) como candidato a vice. Ao mesmo tempo, são positivos para Granzotto, que tem o apoio do atual prefeito Luciano Buligon (PSL), que se afastou do grupo político de Rodrigues e mantém a aprovação de sua gestão na faixa dos 50% nesse novo levantamento.
O Paraná Pesquisas também traz um número que serve de alerta para Rodrigues e de alento para os adversários. Na pesquisa espontânea, aquela em que não são apresentados os nomes dos candidatos, 42% dos eleitores pesquisados afirmaram não saber em quem votar. É um percentual alto para este período da campanha e mostra o eleitor chapecoense ainda pouco convicto de suas escolhas. Na espontânea, Rodrigues tem 25%, contra 10,2% de Fossá, 6,9% de Vignatti e 4,7% de Granzotto.
No quesito rejeição, a pesquisa também mostra estabilidade em relação ao levantamento anterior. Vignatti lidera o quesito com 46,8% contra 31,9% de Rodrigues – ambos são os nomes mais conhecidos do eleitorado chapecoense, o que ajuda a explicar as rejeições. Como não há segundo turno em Chapecó e há fragmentação de forças políticas em diversas candidaturas, os números não influir no potencial de vitória dos candidatos.
Receba os textos, lives, podcasts e comentários na tevê de Upiara Boschi no Telegram clicando no link: https://t.me/upiaransc.
Continua depois da publicidade
Para receber no WhatsApp, é só clicar em https://bit.ly/3hJOi9y