O governador Carlos Moisés participou da reunião dos governadores com o ministro da Economia, Paulo Guedes. No encontro, o ministro mostrou suas armas para garantir o engajamento dos governadores na reforma da previdência em tramitação na Câmara dos Deputados.
Continua depois da publicidade
Guedes acenou aos governadores com R$ 10 bilhões em antecipações de receitas, valor a ser dividido entre os Estados de acordo com critérios técnicos, mas também levando em conta quem estiver executando medidas de saneamento das finanças. Esse recurso não teria o poder de resolver a situação dos Estados, mas daria um alívio imediato.
Leia também: Paulo Guedes vai à Câmara nesta terça para debater reforma da Previdência
Medidas de mais impacto seriam a proposta de recuperação financeira dos governos estaduais e a repartição dos recursos da cessão onerosa do pré-sal com Estados e municípios. Guedes afirmou que a proposta de alívio financeiro possa chegar ao Congresso em até 60 dias e caminhar paralelamente à Nova Previdência. Na cessão onerosa, há disposição de repassar até 70% do valor arrecadado para governadores e prefeitos. Carlos Moisés gostou do que ouviu.
:: "Não tem caos nenhum", afirma Guedes sobre articulação da reforma da previdência
Continua depois da publicidade