O prefeito Gean Loureiro (DEM) conquistou um apoio fundamental para seu projeto de reeleição em 2020. O anúncio do deputado federal Hélio Costa (Republicanos) de que não será candidato à prefeitura e que estará com o demista ano que vem tira do cenário uma de suas mais complexas e imprevisíveis variáveis.

Continua depois da publicidade

Popular por causa dos anos apresentando programas de televisão, Hélio Costa foi o deputado federal mais votado de Santa Catarina ano passado e boa parte desse desempenho se deve à Florianópolis, onde recebeu 17,6% dos votos válidos – a segunda mais votada na cidade, a ex-prefeita e deputada federal Angela Amin (PP) alcançou 8,2%. Quando tinha o nome incluído nas pesquisas internas realizadas pelos partidos, Hélio ocupava espaço semelhante ao que as urnas lhe deram em 2018, embolando o cenário pré-eleitoral.

Presente na apresentação de obras realizada por Gean Loureiro nesta sexta-feira, o deputado federal disse que não poderia deixar a Câmara Federal por ter sido votado em diversos municípios que não contam com outro parlamentar. Acrescentou que via no demista o melhor nome para a cidade. O discurso foi endossado pelo vereador e presidente municipal do Republicanos (ex-PRB), Claudinei Marques, também presente.

O apoio de Hélio Costa e do Republicanos traz também a Igreja Universal do Reino de Deus, na qual o vereador e dirigente é pastor. O partido reforça a pretensão de indicar o nome do candidato a vice-prefeito na chapa de Gean, que seria o do próprio Claudinei. A confirmação do apoio também mostra força política do prefeito uma semana após o indiciamento pela Polícia Federal no âmbito da Operação Chabu.

Em novembro, o Republicanos esteve muito próximo de anunciar a candidatura de Hélio. Além disso, Claudinei posou para a polêmica foto do deputado estadual João Amin (PP) com o vereador emedebista Rafael Daux.

Continua depois da publicidade

– Estávamos estudando os demais candidatos, mas avaliamos que hoje o Gean é o melhor para a cidade – afirmou Claudinei.