Está nas mãos do governador Carlos Moisés (PSL) a lista tríplice para escolha do novo comandante da Defensoria Pública do Estado. A categoria elegeu os defensores púbicos Renan Soares de Souza, Jorge Calil Canut Neto e Cassio Kury Lopes, todos representantes da oposição à atual direção. O defensor público-geral João Joffily Coutinho não foi candidato à reeleição e entregou a lista ao governador na tarde de terça-feira.
Continua depois da publicidade
Com a lista em mãos, Moisés tem 15 dias para indicar no novo defensor público-geral. Mais votado, Renan de Souza foi indicado por 73 dos 115 defensores. Jorge Canut Neto recebeu 59 votos, enquanto Cassio Lopes teve 58 – na eleição da DPE, cada defensor indica três candidatos. A posse está prevista para setembro e o mandato é de dois anos.
O novo defensor público-geral será o terceiro eleito pela categoria desde a criação da instituição, em 2012, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional o modelo vigente no Estado à época, em que a assistência jurídica era realizada apenas por advogados dativos cadastrados pela OAB-SC. João Joffily Coutinho era vice de Ana Diehl, que renunciou ao cargo em janeiro deste ano.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que publico no NSC Total e outras mídias. É só procurar por Upiara Boschi – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/upiaransc
Continua depois da publicidade