A semana do governador Carlos Moisés (PSL) começa com uma agenda em Brasília que inclui dois dos principais ministros do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na tarde desta segunda-feira, o catarinense terá reunião com Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura. Na quarta, será a vez de Paulo Guedes, da Economia.

Continua depois da publicidade

A principal pauta de Moisés com o ministro da Infraestrutura é a situação das BRs 280 e 470. Além do recorrente pedido pela agilidade nas obras de duplicação das rodovias, o governador vai alertar o ministro sobre a necessidade urgente de manutenção em ambas as estradas federais. Vai argumentar que as BRs tem vinculação direta com a economia do Estado.

Com Paulo Guedes, na terça-feira, Moisés leva um problema causado pela retomada do crescimento econômico do Estado – 12% no primeiro semestre. A alta na arrecadação leva ao aumento dos valores destinados obrigatoriamente à educação e saúde, que detém fatias fixas de 25% e 12% do gasto estadual.

No entanto, a regra colide com o teto de gastos aprovado em 2016, no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), quem impede aumento de despesas acima da inflação. A medida acaba prejudicando os Estados que conseguiram voltar a crescer antes dos outros, caso de Santa Catarina. Moisés vai pedir ao ministro que seja encontrada uma solução para que o Estado não seja punido por infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal ou a Lei do Teto.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade