Embora o peso do horário eleitoral gratuito seja uma das grandes incógnitas das eleições 2020, a disputa pela maior fatia de exposição em televisão e rádio é um dos pontos altos do período inicial das campanha. Em Florianópolis, nesse quesito, as candidaturas de Angela Amin (PP), Elson Pereira (PSOL) e Gean Loureiro (DEM) vão largar na frente – as coligações realizadas pelo trio garantirão a eles 75% dos espaços obrigatórios de propaganda. 

Continua depois da publicidade

A projeção é baseada no número de deputados federais de cada partido que integra as coligações, base para o cálculo de 90% do tempo de propaganda. Os demais 10% são divididos igualmente entre candidaturas cujos partidos tenham superado a cláusula de barreira nas eleições de 2018 para deputado federal.

TEMPO DE TV POR CANDIDATO
Angela Amin (PP)
Coligação PP, PSDB, MDB e PSL
2min51

Elson Pereira (PSOL)
Coligação PSOL, PT, PSB, PDT, PCdoB, Rede e UP
2min31

Gean Loureiro (DEM)
Coligação DEM, Republicanos, PSD, Podemos e PSC
2min14

Pedrão Silvestre (PL)
Coligação PL e Cidadania
51s

Ricardo Camargo (Solidariedade)
Coligação Solidariedade, PV e Pros
34s

Hélio Bairros (Patriota)
Coligação Patriota e Avante
25s

Alex Brasil (PRTB)
Coligação PRTB e PTB
18s

Orlando Silva (Novo)
Sem coligação
16s

Gabriela Santetti (PSTU)
Sem coligação (partido não superou a clausula de barreira em 2018 e não tem direito a horário eleitoral)
Zero

Jair Fernandes (PCO)
Sem coligação (partido não superou a clausula de barreira em 2018 e não tem direito a horário eleitoral)
Zero

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

No pelotão de frente das coligações, a disputa ficou equilibrada. Angela Amin larga em vantagem, graças aos apoios do PSDB, do MDB e do PSL, alcançando assim 2min51 em cada programa de 10 minutos – exibidos duas vezes ao dia – além de proporção equivalente das inserções ao longo da programação. Para estar na dianteira foi fundamental a adesão do PSDB ao projeto, de última hora, com a indicação do atual vice-prefeito João Batista Nunes como companheiro de chapa da deputada federal. Os tucanos, dados como certos na chapa de Gean Loureiro (DEM) à reeleição até uma semana antes das convenções, representam 31 segundos para Angela Amin.

Coluna de Sábado: Angela e Elson: as “chapas do perdão” contra Gean

Continua depois da publicidade

Em segundo lugar ficou a frente de esquerda liderada por Elson Pereira (PSOL), com 2min31. Embora o PSOL sozinho tenha direito apenas a 10 segundos, a candidatura foi reforçada pelos apoios de PT, PSB, PDT e PCdoB – partidos da frente que ultrapassaram a cláusula de barreira em 2018 e, por isso, tem direito a tempo no horário eleitoral.

Sem os tucanos, o prefeito Gean Loureiro ficará com 2min14. O demista havia planejado uma coligação com seis partidos, número máximo de legendas que podem contribuir para formação do tempo das candidaturas. Como o PSDB não foi substituído, ficou apenas com Podemos, Republicanos, PSD e PSC, além do próprio DEM.

Curiosamentre, Gean, Angela e Elson disputaram a prefeitura em 2016, quando ficaram em primero, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Com as três candidaturas ocupando 75% do horário eleitoral, outros três nomes terão menos de um minuto para dar seu recado a cada programa. 

Candidato do PL, coligado com o Cidadania, o vereador Pedrão Silvestre terá 51 segundos. O ex-vereador Ricardo Camargo (Solidariedade) alcançou 34 segundos graças ao apoio do PV e do Pros. Helio Bairros, do Patriota, terá 26 segundos pela coligação com o Avante. Alex Brasil, do PRTB, conseguiu 18 segundos na programação obrigatória por causa do apoio do PTB – seu partido sozinho não teria espaço por não ter elegido deputados federais em 2018. O Novo, de Orlando Silva, estará no horário eleitoral com 16 segundos a cada programa (inicialmente este texto informou de forma incorreta que o Novo abriria mão de participar por ser contrário ao instrumento)

Continua depois da publicidade

Quer receber no WhatsApp os links para meus textos, lives, podcasts e comentários na tevê? É só clicar em https://bit.ly/3hJOi9y

Há, ainda duas candidaturas que ficarão fora da tela da televisão e das ondas do rádio. Gabriela Santetti (PSTU) e Jair Fernandes (PCO) não participarão do horário eleitoral porque seus partidos não atingiram a cláusula de barreira nas eleições de 2018.

Receba os textos de Upiara Boschi no Telegram. É só procurar por “Upiara Boschi – NSC Total” ou acessar o link: https://t.me/upiaransc