Nas eleições 2020 em Criciúma haverá espaço para múltiplas vozes na disputa pela prefeitura. Embora a coligação que dá suporte à candidatura à reeleição do prefeito Clésio Salvaro (PSDB) ocupe cerca de um terço do horário eleitoral gratuito, apenas um dos seis candidatos que têm direito à propaganda em rádio e televisão terá menos de um minuto para apresentar suas propostas. Cada programa tem duração de 10 minutos, mas a mesma proporção vale para as inserções ao longo da programação.
Continua depois da publicidade
A projeção é baseada no número de deputados federais de cada partido que integra as coligações, fonte para o cálculo de 90% do tempo de propaganda. Os demais 10% são divididos igualmente entre candidatos cujos partidos tenham superado a cláusula de barreira nas eleições de 2018 para deputado federal. O tempo oficial será anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) após o registro de todas as candidaturas.
Em busca da reeleição, Clésio Salvaro terá 3min14s de exposição em cada programa. A liderança folgada no horário eleitoral foi garantida pela coligação que além do PSDB e do PSD, do vice Ricardo Fabris, reúne Progressistas, Republicanos, Solidariedade e Patriota. Como a lei eleitoral permite a soma do tempo apenas dos seis principais partidos da coligação, os cerca de sete segundos que caberiam ao Avante, sétimo integrante da chapa, foram descartados.
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Apesar da liderança de Salvaro nos minutos eleitorais, a distribuição das candidaturas apresenta razoável equilíbrio. Em segundo lugar está Júlia Zanatta (PL), com 2min03s. A candidata garantiu maior tempo de exposição graças a adesão de última hora do PSL, que indicou o vice Alisson Pires, e do PTB. Quase metade do tempo de Júlia vem da aliança com os pesselistas.
Continua depois da publicidade
Logo depois, vem três candidaturas com tempo semelhante no horário eleitoral. Com uma coligação à esquerda, Rodrigo Minotto (PDT) garantiu 1min34s. Aliados, PSB e PCdoB, somados, representam mais da metade do horário eleitoral de Minotto. Integrante da coligação, a Rede não entra na conta por não ter ultrapassado a cláusula de barreira em 2018.
Quer receber no WhatsApp os links para meus textos, lives, podcasts e comentários na tevê? É só clicar em https://bit.ly/3hJOi9y
A aliança entre MDB e DEM garantiu ao emedebista Aníbal Dário 1min24s em cada programa eleitoral, enquanto a composição entre PT e PV dá ao petista Francisco Balthazar 1min14s. Fechando as candidaturas que integram o horário eleitoral em Criciúma está Cosme Manique Barreto, do Podemos. Sem coligação, ele terá apenas 30 segundos por programa. Por não ter alcançado a cláusula de barreira em 2018, o PSTU de Ederson da Silva não participará do horário eleitoral.
Receba os textos de Upiara Boschi no Telegram. É só procurar por “Upiara Boschi – NSC Total” ou acessar o link: https://t.me/upiaransc
Continua depois da publicidade