Nas eleições 2020 em Criciúma haverá espaço para múltiplas vozes na disputa pela prefeitura. Embora a coligação que dá suporte à candidatura à reeleição do prefeito Clésio Salvaro (PSDB) ocupe cerca de um terço do horário eleitoral gratuito, apenas um dos seis candidatos que têm direito à propaganda em rádio e televisão terá menos de um minuto para apresentar suas propostas. Cada programa tem duração de 10 minutos, mas a mesma proporção vale para as inserções ao longo da programação.

Continua depois da publicidade

A projeção é baseada no número de deputados federais de cada partido que integra as coligações, fonte para o cálculo de 90% do tempo de propaganda. Os demais 10% são divididos igualmente entre candidatos cujos partidos tenham superado a cláusula de barreira nas eleições de 2018 para deputado federal. O tempo oficial será anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) após o registro de todas as candidaturas.

TEMPO DE TV POR CANDIDATO
Clésio Salvaro (PSDB)
Coligação PSDB, PSD, Progressista, Republicanos, Avante, Patriota, Solidariedade
3min14s

Júlia Zanatta (PL)
Coligação PL, PSL, PTB
2min03s

Rodrigo Minotto (PDT)
Coligação PDT, PSB, PCdoB e Rede
1min34s

Aníbal Dário (MDB)
Coligação MDB, DEM
1min25s

Chico Balthazar (PT)
Sem coligação
1min14s

Cosme Barreto (Podemos)
Sem coligação
30s

Ederson da Silva (PSTU)
Sem coligação (O PSTU não tem direito a horário eleitoral porque não ultrapassou a cláusula de barreira em 2018)
Zero

Em busca da reeleição, Clésio Salvaro terá 3min14s de exposição em cada programa. A liderança folgada no horário eleitoral foi garantida pela coligação que além do PSDB e do PSD, do vice Ricardo Fabris, reúne Progressistas, Republicanos, Solidariedade e Patriota. Como a lei eleitoral permite a soma do tempo apenas dos seis principais partidos da coligação, os cerca de sete segundos que caberiam ao Avante, sétimo integrante da chapa, foram descartados.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Apesar da liderança de Salvaro nos minutos eleitorais, a distribuição das candidaturas apresenta razoável equilíbrio. Em segundo lugar está Júlia Zanatta (PL), com 2min03s. A candidata garantiu maior tempo de exposição graças a adesão de última hora do PSL, que indicou o vice Alisson Pires, e do PTB. Quase metade do tempo de Júlia vem da aliança com os pesselistas.

Continua depois da publicidade

Logo depois, vem três candidaturas com tempo semelhante no horário eleitoral. Com uma coligação à esquerda, Rodrigo Minotto (PDT) garantiu 1min34s. Aliados, PSB e PCdoB, somados, representam mais da metade do horário eleitoral de Minotto. Integrante da coligação, a Rede não entra na conta por não ter ultrapassado a cláusula de barreira em 2018.

Quer receber no WhatsApp os links para meus textos, lives, podcasts e comentários na tevê? É só clicar em https://bit.ly/3hJOi9y

A aliança entre MDB e DEM garantiu ao emedebista Aníbal Dário 1min24s em cada programa eleitoral, enquanto a composição entre PT e PV dá ao petista Francisco Balthazar 1min14s. Fechando as candidaturas que integram o horário eleitoral em Criciúma está Cosme Manique Barreto, do Podemos. Sem coligação, ele terá apenas 30 segundos por programa. Por não ter alcançado a cláusula de barreira em 2018, o PSTU de Ederson da Silva não participará do horário eleitoral.

Receba os textos de Upiara Boschi no Telegram. É só procurar por “Upiara Boschi – NSC Total” ou acessar o link: https://t.me/upiaransc

Continua depois da publicidade