“Décio Lima Lula” e “Pedro Lula Uczai” são os representantes do PT catarinense na Câmara dos Deputados. Isso mesmo, os petistas de Blumenau e Chapecó aderiram à determinação da bancada federal do partido de incluir o nome do ex-presidente Lula aos seus para uso na Câmara dos Deputados. A ideia é que os 60 parlamentares da sigla adotem a medida em protesto à prisão de Lula – multiplicando o nome do líder petista no painel da Câmara.
Continua depois da publicidade
Segundo Décio Lima, a determinação vale para todos os deputados federais, mas pode ser seguida em outros parlamentos. Até o início da tarde, pelo menos 20 petistas já haviam enviado o requerimento de mudança de nome à Câmara. A senadora Gleisi Hoffmann (PT) também incluiu o nome de Lula no seu. A mudança remete ao bordão “somos todos Lulas”, lançados pelo ex-presidente no discurso em São Bernardo do Campo antes de se entregar à Polícia Federal. De acordo com o jornal O Globo, a iniciativa foi sugestão do deputado federal Leo de Brito (PT), do Acre.
Conversei com Décio Lima – ou melhor, Décio Lima Lula – no começo da tarde sobre a modificação.
Como surgiu essa ideia de colocar Lula nos nomes dos deputados?
É um ato de solidariedade. Entendemos que é uma prisão política e todos, por unanimidade, enviaram correspondência para a mesa pedindo essas alterações.
Continua depois da publicidade
Mudar o nome é uma decisão que cabe a cada parlamentar ou toda a bancada vai fazer?
Todos. Não é nem ideia minha, tô acompanhando.
Quem deu a ideia?
Não sei quem deu a ideia, porque quando eu cheguei de Curitiba, já tinha um monte tomando essa iniciativa.
A ideia pode chegar a outros parlamentos?
Acho que pode, sim. Já tem câmaras de vereadores, que eu sei.
A deputada estadual Ana Paula Lima também vira Lula?
Não sei, porque estou desconectado de Santa Catarina. Mas acho que sim, no Brasil inteiro vamos fazer isso.
A repercussão está grande…
Ah, é? Estão falando mal? Esse público que te acompanha só fala mal. Mas o meu, só me elogia (risos). Faz parte, o Brasil está dividido.
Abaixo, veja os requerimentos de Décio e Uczai: