Destino natural das lideranças políticas catarinenses que saíram ou estão de saída do PSB, o Podemos começou a botar o bloco na rua no Estado no final de semana que passou. No sábado, em Blumenau, o senador Álvaro Dias – presidenciável do partido em 2018 – esteve na Oktoberfest. A presença do paranaense foi o chamariz para a participação de lideranças que devem compor a legenda no Estado.

Continua depois da publicidade

Estava lá desde o ex-deputado federal Paulo Bornhausen – cuja saída do PSB em abril deu início ao divórcio entre as lideranças estaduais e nacionais do partido – até nomes ainda filiados à sigla socialista como o deputado estadual Laércio Schuster e o vereador florianopolitano Gabrielzinho. Indícios de que o time montado por Bornhausen tende mesmo a reforçar o Podemos.

Prefeito de Blumenau e anfitrião da festa, Mário Hildebrandt (ex-PSB, sem partido) passou para fotos com Álvaro Dias e os futuros podemistas. O senador paranaense reiterou o convite a Hildebrant. Também citou os prefeitos Gean Loureiro, de Florianópolis, e Fabrício Oliveira, de Balneário Camboriú – ambos sem partido -, como nomes que espera ver na sigla. Também do deputado federal Rodrigo Coelho (PSB), que ingressou na Justiça Eleitoral para deixar o PSB por justa causa após as punições por ter votado a favor da reforma da previdência.

A construção do Podemos no Estado vem sendo feita discretamente nos últimos meses. As lideranças aguardavam o desfecho do julgamento dos deputados estaduais Bruno Souza e Nazareno Martins no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) em ação movida pelo PSB nacional por infidelidade partidária. Ambos venceram a disputa na corte estadual. Nazareno deve migrar para o Podemos, enquanto Bruno ainda continua indefinido entre a legenda e o Novo.

O partido tem esperança na adesão de Gean Loureiro. Desde que deixou o MDB, em maio, o prefeito da Capital tem dito que ficará sem partido até o final do ano. Além do Podemos, mantém conversas próximas com o DEM e o Republicanos (ex-PRB).

Continua depois da publicidade

Em Blumenau, Alvaro Dias, Mario Hildebrandt, Paulo Bornhausen, Gabrielzinho, entre outros que podem compor fotografia do Podemos em SC
Em Blumenau, Alvaro Dias, Mario Hildebrandt, Paulo Bornhausen, Gabrielzinho, entre outros que podem compor fotografia do Podemos em SC (Foto: Divulgação)