Com 75% de adesão a Jair Bolsonaro (PSL) nas urnas ano passado e 15 dos 16 votos da bancada favoráveis à reforma da previdência na Câmara dos Deputados, foi justo que o presidente desse aos catarinenses a primeira reunião exclusivamente com parlamentares de um Estado.

Continua depois da publicidade

O encontro realizado nesta quinta-feira (15), um café da manhã no Palácio do Planalto, serviu para reforçar as demandas de Santa Catarina e posicionar politicamente a bancada como entusiasta do governo Bolsonaro. O mais demandado foi o ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura. Ao final da reunião, ele citou as principais obras federais no Estado, deixando claro que considera prioridade número um concluir a duplicação da BR-470 até o final de 2021.

Mas demais, fala em manter o fluxo de trabalho das obras, além de cobrar mais proximamente a Arteris na questão da construção do contorno viário da Grande Florianópolis. Mais importante que as falas foi o compromisso de que no final de ano seja feita uma nova rodada com a avaliação do que houve de concreto.

O café da manhã foi uma vitória do coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Rogério Peninha (MDB), que fez valer a antiga proximidade com o presidente. Todos os parlamentares presentes (exceção foi Pedro Uczai, do PT, mas que participou da reunião que definiu as prioridades) puderam falar e dar seu recado ao presidente. Está selado o alinhamento. Agora, é esperar que dê frutos. 

Continua depois da publicidade