Foi sacramentado na última quarta-feira o inusitado casamento eleitoral entre o PP da candidata a prefeita Angela Amin, de Florianópolis, e o MDB do senador Dário Berger. Os emedebistas estão na coligação da antiga adversária. O inimigo comum é o prefeito Gean Loureiro (DEM), candidato à reeleição, que deixou o MDB em 2019.

Continua depois da publicidade

O encontro histórico entre a deputada federal, ex-prefeita e mulher do senador Esperidião Amin aconteceu na sede do MDB estadual, em Florianópolis, sob testemunho dos retratos dos cinco governadores do MDB em Santa Catarina: Pedro Ivo Campos, Casildo Maldaner, Paulo Afonso Vieira, Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira.

Como brincadeira, o colunista tenta imaginar como os retratos na parede viram o epílogo da histórica rivalidade acontecer diante de seus olhos. É o texto a seguir:

Uma inusitada movimentação desperta os cinco retratos emoldurados na sede do maior partido de Santa Catarina. Assustados, cochicham – totalmente ignorados pelos presentes.

Continua depois da publicidade

– Aquela mulher que fala aos nossos não é a Angela, mulher do Esperidião Amin? – questiona Pedro Ivo Campos?

– É, sim! É a mulher do homem, a mulher do careca. E é a nossa candidata a prefeita da Capital! Será possível? – assusta-se Casildo Maldaner.

– Isso só pode ser um desses ajuntamentos do Luiz Henrique que tanto descaracterizaram o nosso MDB e fortaleceram nossos adversários – provocou Paulo Afonso, que se pudesse teria virado os olhos para o retrato ao lado.

– Esses ajuntamentos que tu diz, as polialianças, foram feitas sempre para derrotar os Amin e impedir que se repetisse aquela lavada que levaste em 1998 – rebateu Luiz Henrique da Silveira.

Continua depois da publicidade

– Ganhaste tu, o MDB parece que não – replicou Paulo Afonso.

– Paulo, Luiz, parem de brigar. Todo dia se provocando. Isso é coisa do Dário, eu sempre disse que não dava pra confiar no emedebismo dele – encerrou Eduardo Pinho Moreira, antes que se desenvolvesse mais um debate entre os dois.

Alheios à hipotética conversa assustada dos ex-governadores nos retratos, a executiva municipal do MDB ouvia a fala de Angela Amin, a rival que virava aliada, candidata a prefeita de Florianópolis pelo PP na mais inusitada aliança política da história de Florianópolis.

Receba os textos, lives, podcasts e comentários na tevê de Upiara Boschi no Telegram clicando no link: https://t.me/upiaransc.

Para receber no WhatsApp, é só clicar em https://bit.ly/3hJOi9y