Mais um dia de caos no trânsito, por conta da retenção habitual no trecho urbano da BR-101, onde já deveria estar funcionando a Via de Contorno, “esquecida” pela concessionária e pela Agência de Transportes. O tempo vai passando e ninguém faz nada. Espera-se, talvez, que o problema se resolva por inércia. E o único “contorno” que acontece é o do prazo contratado para a obra redentora: a rodovia de contorno já deveria estar pronta em 2012.
Continua depois da publicidade
Como desgraça pouca é “non sense”, a prefeitura da Palhoça deu sua “contribuição” à via já atrasada: construiu no trajeto um conjunto habitacional que exigirá a extensão do asfalto e a construção de dois túneis. Numa área metropolitana de complicada morfologia, emparedada entre o mar e os morros, assusta saber que as autoridades de planejamento esperam que esses engarrafamentos se extingam por decurso de prazo, desafogados, talvez, por algum sopro do Todo Poderoso.
Quando, afinal, os ilhéus se libertarão dessa “cadeia”? Pois saibam que o dia não está tão longe assim. O gigante cibernético de buscas, Google, e o não menos universal aplicativo de locação de carros, a Uber, investem recursos bilionários em carros voadores, que salvariam o penoso “ir e vir” dos habitantes desta Ilha de Santa Catarina.
Saibam que a Uber já contratou a brasileira Embraer para trabalhar no projeto – e sabemos que talvez o maior atributo da empresa espacial brasileira é a sua universal credibilidade. A empresa de aplicativos adiantou que seu projeto será testado a partir de 2020 até 2023. Numa primeira fase do projeto, a “aeronave” terá um piloto, mas a intenção será torná-la totalmente autônoma, “quando chegarmos a um software confiável”.
Já imaginaram? Pegarmos a Uber ali na Praça XV e chegarmos a Coqueiros em dois minutos? Ou a Santo Antônio de Lisboa em quatro? Jurerê, Santinho, Brava, a Mole, o sempre engarrafado Campeche, todas essas praias em menos de oito minutos?
Continua depois da publicidade
Já pensaram num amigo ligando para o outro, um em Canasvieiras, o outro na Armação, norte e sul da Ilha, respectivamente, combinando um encontro?
– Chamei a Uber voadora e tô chegando aí em exatos 12 minutos!
°°°
O que chegará primeiro a Floripa? A Uber-voadora ou a Via de Contorno?