Com os bares fechados por meses e o movimento bem abaixo do normal depois da permissão de reabertura durante a pandemia, muitas cervejarias investiram na venda de chope em growlers para chegar ao consumidor em casa.

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Os growlers nada mais são do que garrafas recicláveis próprias para a entrega de chope, sem que a bebida perca o frescor. O growler pode ser de vidro, cerâmica ou pet — o mais comum para o comércio.

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Cervejarias maiores ou que já tinham parceria com supermercados conseguiram colocar nas gôndolas os litros de chope, enquanto outras apostaram no delivery próprio ou através de aplicativos.

A Cervejaria Santa Catarina, de Forquilhinha, no Sul do Estado, por exemplo, já vendeu mais de 60 mil litros de chope em growlers desde o início da pandemia. A cervejaria é responsável pelas marcas Saint Bier, Santa Catarina, Barco e Coruja. O número equivale somente às garrafas que foram cheias no bar da fábrica em Forquilhinha ou em ações de parceiros em outras regiões, como o sistema de drive-thru que ocorreu no Vale do Itajaí e em outras cidades do Sul catarinense.

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 — As vendas neste modelo eram tão baixas no mesmo período do ano passado, que nem conseguimos fazer um comparativo justo — comenta o coordenador de marketing da Cervejaria Santa Catarina, Laury von Mühlen.

De Florianópolis, a Kairós foi outra cervejaria que investiu nos growlers. A venda neste formato não era feita até então, e começou durante a pandemia. Agora a marca já vende em média 40 mil unidades de garrafas pet por mês, contando com a presença em alguns supermercados da Grande Florianópolis.

No Vale do Itajaí, a Cerveja Blumenau também viu a comercialização em growlers dar um salto: na comparação de março deste ano com setembro, o número litros vendidos em garrafas pet cresceu 81%.

Gigantes também investiram no formato

A venda em growlers não foi exclusividade das cervejarias artesanais durante a pandemia. Em Santa Catarina, a Brahma também apostou no modelo em parceria com a rede de supermercados Angeloni, onde os consumidores podem envasar o chope na hora em growlers especiais da Oktoberfest 2020.

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A marca nacional investiu também no delivery de chope através de aplicativo, e em SC atende neste formato em Joinville, Florianópolis e Blumenau.

Marca da Ambev no Brasil, a Patagônia também chegou aos mercados de SC com a venda de chope.

*Por Lucas Paraizo
lucas.paraizo@somosnsc.com.br

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