Preferência nacional que ainda conta com um polo no Estado que já exporta para outros países, a cerveja tem um mês inteiro dedicado a ela em Santa Catarina desde a primeira edição da Oktoberfest, em 1984. Com a festa de outubro de 2020 cancelada pela pandemia do coronavírus, esse ano a abertura da temporada de maior consumo da bebida conta mesmo com a degustação doméstica.
Continua depois da publicidade
> Típica de SC, goiaba da serra vira ingrediente de cerveja Catharina Sour
O bom é que existem diversas opções especiais e artesanais nesse mercado, que cresceu 30% nos últimos dois anos, impulsionado principalmente pela produção de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Há mais de 1.100 cervejarias em todo o Brasil, e a diversidade de estilos e sabores é uma grande marca da produção nacional, incluindo muitas combinações com ingredientes tipicamente brasileiros.
> Saiba tudo sobre o universo cervejeiro. Clique aqui e acesse o Santa Cerveja
Para ajudar quem não dispensa uma boa degustação, mas não poderá contar com as festas típicas de outubro para orientá-la, a sommelier Sheila Portalupi, da Rede Hippo, fez uma seleção de rótulos perfeitos para a abrir o calendário cervejeiro desta primavera. A sommelier é responsável por um universo de mais de 100 cervejas artesanais especiais, 15 marcas importadas e 16 diferentes estilos. Confira as escolhidas e as dicas que vão transformar qualquer apreciador em expert!
Continua depois da publicidade
SCHORNSTEIN INDIA PALE ALE
É uma cerveja forte e escura, com 6,5% de teor alcoólico, coloração âmbar, brilhante e com denso creme. Tem aroma floral, cítrico e frutado. É refrescante, mostrando notas condimentadas e o característico amargor do estilo.
Harmonização: hambúrguer, queijos como grana padano, parmesão e pecorino
Temperatura para servir: 4º a 7º C
Copo: pint
LEOPOLDINA WITBIER
O estilo é tradicional da Bélgica e descende diretamente das cervejas medievais, que eram armazenadas com temperos. Inspirada nas raízes clássicas, é elaborada essencialmente com trigo e possui a singularidade do limão siciliano e do coentro. No paladar, é altamente aromática, apresentando toques adocicados e cítricos.
Harmonização: queijo de cabra, camarão, lula, mariscos, saladas e escondidinhos
Temperatura para servir: 3º a 6º C
Copo: tulipa
HEMMER BELGIAN TRIPEL
Levemente acobreada, tem rápida formação de espuma, com notas frutadas intensas, remetendo à banana, cravo e passas. No sabor, uma cerveja encorpada, densa, de alto teor alcoólico.
Harmonização: risoto de mexilhões, massa ao molho pesto Hemmer, queijos brie e camembert
Temperatura para servir: 6º a 8ºC
Copo: tulipa
> Museu de Balneário Camboriú comemora o aniversário de Blumenau
KAIRÓS CREAM ALE
Cerveja com notas discretas de malte e aroma adocicado, de corpo leve e forte presença de gás. Apresenta pouca sensação de lúpulo tanto no aroma quanto no sabor. É uma cerveja com limpidez reluzente e brilhante e traz à boca uma sensação refrescante, com final bem definido.
Continua depois da publicidade
Harmonização: pratos leves e frutos do mar e peixes como camarão, ostra, bacalhau, lagosta, lula empanada, marisco e salmão
Temperatura para servir: 2º a 4º C
Copo: tulipa
> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
COLORADO APPIA WEISS
A palavra Appia vem do latim e significa mel. O nome perfeito para a primeira cerveja do Brasil a utilizar mel em sua fórmula. Uma combinação exótica com mel de flores das laranjeiras e feita a partir dos melhores maltes de cevada e trigo, além de uma exclusiva levedura de alta fermentação. Doce, encorpada e refrescante, é perfeita para quem busca novos e diferentes sabores.
Harmonização: queijo brie, pernil e massas leves
Temperatura para servir: 4º a 7º C
Copo: caldereta
LOHN BIER SESSION IPA
Session IPA indica uma cerveja de corpo médio e reconhecida força dos lúpulos. Apesar de trazer um pouco menos de teor alcoólico e de amargor, os cinco lúpulos presentes – Magnum, Amarillo, Merkur, Mosaic e Dry Hopping Equinox – deixam sua forte impressão.
Harmonização: massas, saladas e petiscos salgados, além de sobremesas
Temperatura para servir: 4º a 7º C
Copo: pint
BALTIKA PALE LAGER
É uma tradicional cerveja Lager leve, puro malte, levemente amarga e perfeitamente refrescante, criada para os apreciadores de cerveja light que contemplam o sabor leve e puro frescor. Ela apresenta uma combinação única de lúpulos nobres, que traz para a cerveja um amargor moderado e refrescante.
Continua depois da publicidade
Harmonização: carnes grelhadas, frangos e massas leves
Temperatura para servir: 3º a 5º C
Copo: pint