Uma base de Hazy IPA maturada por quatro meses em barril onde foi envelhecido um vinho argentino da uva sauvingnon blanc, somado a duas Belgian Blonde Ale envelhecidas em barris de carvalho da Serra Gaúcha onde estavam uvas chardonnay e moscato. A mistura, ou melhor, o blend desses estilos é o que forma o singular Bodas de Blumenau V, rótulo comemorativo que será lançado pela Cerveja Blumenau para celebrar o aniversário de 5 anos.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e acesse o blog Santa Cerveja
A Wild Ale, produzida no método Gueuze (semelhante às Lambics), tem a assinatura do cervejeiro Marcos Guerra e marca o início de um projeto chamado Mestres do Tempo. A produção desde rótulo será limitada a 1,5 mil garrafas numeradas e é a primeira de uma série proposta pela marca e que envolve cervejas com envelhecimento em barris.
De acordo com a assessoria da Blumenau, o rótulo deve estar à disposição do consumidor “nos próximos dias” — a tendência é de que até metade de outubro já esteja sendo comercializado.
Para essa primeira versão, o resultado do trabalho do cervejeiro trouxe uma receita com aroma que remete a vinhos brancos, com uma perlage persistente — o que pode lembrar um espumante da Serra Gaúcha. A coloração da cerveja é dourada, com longa efervescência e espuma abundante. Na boca, acidez no ponto — como um bom vinho branco jovem — e com um final seco e intenso.
Continua depois da publicidade
O teor alcoólico da Bodas de Blumenau Ano V é 7,5%, e a sugestão do cervejeiro é de que seja servida entre 5 ºC e 7 ºC.
Por Augusto Ittner
augusto.ittner@somosnsc.com.br