Cerveja e feijoada são raízes da cultura de boteco no Brasil, mas e se alguém decidisse misturar as duas coisas? Pois bem, isso foi feito. Uma cerveja Lager feita com arroz, feijão, sal, pimenta e (muito) malte defumado para dar aquele cheirinho de feijoada: essa é a Rauchdoppelmärzen Feijoada.
Continua depois da publicidade
> Cerveja fica mais cara e rótulos podem começar a faltar nos mercados de Santa Catarina
A bebida foi lançada recentemente pela cervejaria carioca 2Cabeças, em parceria com a Invicta, de Ribeirão Preto (SP) e outras cervejarias do Sudeste. Ela faz parte da edição 2020 da linha especial “Repense Cerveja”, que traz sabores inusitados e curiosos. No caso da Feijoada, o resultado foi uma Lager com cor escura que lembra feijão, sabor intenso, defumada e levemente salgada.
A linha tem também outras cervejas bem diferentes: a “Bolinho com café”, uma Vienna Lager com café e laranja; a “Pudim” que tem na receita bastante trigo, caramelo e cumaru; a “Roiz Doce” que lembra o tradicional doce de festas juninas em uma Pastry Sour com canela; a “Batida de Maracujá” que leva maracujá e baunilha para uma New England APA, e a “Apfelstrudel”, uma Dubbel com maçã, canela e passas para lembrar o típico doce alemão.
“Diferentonas” feitas em SC
As cervejarias artesanais de Santa Catarina também têm um histórico de se aventurar em sabores inusitados. Um bom exemplo foi a Gurkenbier lançada em 2017 pela cervejaria Hemmer, de Blumenau. Conhecida tradicionalmente pelas conservas, a marca produziu uma edição limitada de cerveja com pepino.
Continua depois da publicidade
A bebida foi lançada na Oktoberfest de 2017 e não fez muito sucesso no paladar, mas valeu pela curiosidade da receita.

Já em 2020, dois sabores lançados em edição especial pela Cerveja Blumenau agradaram. Para comemorar o período de Festa Junina, a marca do Vale do Itajaí relançou o rótulo Macuca, uma Imperial Stout, em duas novas versões: Bala de Coco e Pé de Moleque.
O resultado foram duas cervejas escuras adocicadas, intensas, de alto teor alcoólico e com os inconfundíveis aromas de amendoim e coco tostado.
E aí, ficou com vontade de experimentar?
*Por Lucas Paraizo
lucas.paraizo@somosnsc.com.br
Leia também
Venda de cerveja em growlers cresce na pandemia e vira modelo rentável para marcas de SC
Fazenda de lúpulos na Serra de SC avança para beneficiar mercado cervejeiro
Cervejas com uva produzidas em SC ganham reconhecimento internacional