A gigante Ambev e a cervejaria artesanal catarinense Lohn Bier se uniram para lançar uma cerveja feita totalmente com ingredientes de Santa Catarina. A “TodaNossa”, como foi rotulada, é uma variante do estilo Pale Ale e leva insumos que vêm desde o Oeste até do Litoral. O principal objetivo é mostrar ao mercado e aos consumidores que é, sim, possível fazer um produto de qualidade sem depender de matéria-prima importada.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui e saiba como
O lúpulo utilizada na receita vem da agricultura familiar do Planalto Serrano; já o fermento foi encontrado no Litoral de SC pelos pesquisadores René Aduan e Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho; a cevada foi plantada no Meio-Oeste e malteada no Vale do Itajaí. Ou seja, praticamente todas as regiões do Estado estiveram diretamente envolvidas na produção de insumos que originaram a cerveja.
Essa não é a primeira vez em que a Ambev e a Lohn Bier entram de cabeça juntas em um projeto. No ano passado elas já haviam unido forças para o lançamento da Hop Lager Green Belly, que utilizou o lúpulo da Fazenda Santa Catarina. Dessa vez, porém, o objetivo foi ir além e construir toda uma receita com base nos ingredientes que vêm do Estado.
> Cervejaria usa sobras de pão e lança rótulo com crítica ao desperdício
Continua depois da publicidade
— Até pouco tempo atrás, os argumentos para se fazer cervejas de qualidade eram exclusivamente associados ao uso de ingredientes importados. Mas, a partir de agora, podemos usar três tipos de maltes beneficiados de cevada brasileira, lúpulos que são cada dia mais bem desenvolvidos na Serra Catarinense e a primeira levedura tipo Saccharomyces” — conta Richard Westphal Brighenti, cervejeiro e sommelier.
A “TodaNossa” é uma “Brazilian Pale Ale” com 4,2% de teor alcoólico e IBU — escala de amargor de 0 a 100 — de 30. O preço médio nas lojas da garrafa de 355ml gira entre R$ 10 e R$ 20. Dois mil litros foram engarrafados neste mês.
Por Augusto Ittner
augusto.ittner@nsc.com.br