Uma cervejaria do interior de São Paulo quebrou o próprio recorde ao lançar a cerveja com o maior teor alcoólico do Brasil. Envelhecida em barris de carvalho por dois anos, a Beer Brandy Oak Aged 2021, da Cervejaria da Cuesta, tem 35% de álcool.

Continua depois da publicidade

> Cervejas de guarda com produtos locais são a aposta de nova marca catarinense

Para efeito de comparação, o teor alcoólico da bebida é quase dez vezes maior do que muitas cervejas populares nos bares e mercados brasileiros. Três vezes maior do que a maior parte dos vinhos (que variam entre 11% e 13%, geralmente), e fica perto do volume de álcool de uísques, que beiram 40%.

Já era da Beer Brandy o atual recorde de cerveja mais alcoólica do Brasil, com a edição de 2019 que tinha 30% de teor. Agora, a cervejaria fez algumas alterações na bebida e aumentou a maturação em carvalho francês, dando mais complexidade à cerveja. Ela também foi concentrada por mais vezes e utilizou uma base com teor alcoólico maior para chegar ao resultado final.

A cerveja utiliza dois tipos de lúpulo e cinco maltes, e tem como base uma receita de doppelbock. O resultado é uma cerveja de cor âmbar, lembrando um uísque, com aroma de nozes e dulçor amadeirado.

Continua depois da publicidade

Feita em edição limitada com apenas 100 garrafas numeradas, a Beer Brandy tem o preço sugerido pela cervejaria de R$ 450.

*Por Lucas Paraizo
lucas.paraizo@somosnsc.com.br

Leia também

Fazenda de lúpulos na Serra de SC avança para beneficiar mercado cervejeiro

Cerveja de feijoada, pudim e arroz doce: veja sabores inusitados lançados no Brasil

Cerveja que homenageia praia de Florianópolis é escolhida como uma das melhores do mundo