Em parceria com a Polícia Civil, a prefeitura de Joinville tem programação de voos para fiscalizar as áreas de preservação na cidade, principalmente a região de mangues. A prioridade é o monitoramento das eventuais invasões. Um voo já foi realizado com o uso do helicóptero da Polícia Civil – a polícia tem uma unidade em Joinville para a área ambiental.

Continua depois da publicidade

> Novo decreto de Joinville amplia horários de bares e restaurantes e libera acesso ao mirante

> Parque Zoobotânico de Joinville será mantido fechado

Ainda para ano, pelo menos mais dois voos de fiscalização estão programados com o aparelho do Serviço Aeropolicial (Saer), conforme o planejamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A área de preservação ambiental (APA) Dona Francisca também está no plano de monitoramento. Outra ação específica para a APA é o programa de proteção das trilhas, lançado por meio de portaria na semana passada. Um dos objetivos é limitar o número de pessoas nos acessos.

A inspeção aérea é uma das ações de acompanhamento das áreas de preservação em Joinville e das unidades de conservação (UCs). O plano de fiscalização de 2020 aumentou o número de equipes na APA Dona Francisca e nas UCs, conforme a secretaria. A comunicação com a Polícia Civil foi reforçada, principalmente no repasse se informações sobre flagrantes. A atuação em conjunto com a Civil também deu respostas mais rápidas nas denúncias de ocupações irregulares, segundo a pasta do meio ambiente.

Continua depois da publicidade