Os ônibus voltam a circular nesta terça-feira em Joinville com prioridade nos horários de pico. Mais veículos serão deixados de reserva para atender à demanda extra nos momentos de maior movimentação porque o limite de lotação máxima foi reduzido de 60% para 40% – o índice maior era permitido antes da atual suspensão, iniciada em 20 de julho. Por outro lado, haverá diminuição de linhas e horários durante a operação. O critério escolhido para a redução foram as linhas de menor movimento em relação à distância percorrida.

Continua depois da publicidade

> Projeto vai apontar quais obras são viáveis na rodovia da Serra Dona Francisca, em Joinville

> Obra prevista há quase meio século em Joinville vira esperança de “novo” acesso pela BR-101

No período no qual o transporte coletivo esteve autorizado a operar durante a pandemia, em torno da metade dos passageiros usou os ônibus durante o início da manhã e o final da tarde. Antes da pandemia, concentravam em torno de 50% da demanda. Ou seja, os horários de pico ficaram ainda mais movimentados, se a comparação for proporcional ao observado antes do coronavírus e levando em conta a limitação na capacidade permitida dos ônibus.

A redução das linhas e horários já foi discutida com a prefeitura de Joinville. No período permitido de circulação durante a pandemia, a ocupação dos ônibus ficou em 35%, no máximo. Uma alteração na retomada do transporte coletivo a partir desta terça-feira é a permissão de uso pelos idosos, desde que em caso de maior necessidade.

Continua depois da publicidade

> Sem medidas restritivas, Joinville poderia chegar a 1,2 mil mortes por Covid-19 até dezembro, diz prefeitura