O movimento de passageiros no transporte coletivo em Joinville até aumentou na segunda semana da retomada dos ônibus, passando de uma média de 25 mil por dia para mais de 30 mil – nos dias de maior demanda, chegou a 32 mil passageiros/dia. Mas ainda assim, continua distante dos 130 mil passageiros diários do período pré-pandemia. Joinville retomou o transporte coletivo no último dia 8.

Continua depois da publicidade

De qualquer forma, esse patamar não há como ser alcançado neste momento por causa de uma série de motivos – nem todas as linhas estão em operação, pessoas com mais de 60 anos não podem utilizar etc. Mas para a operação entrar em equilíbrio financeiro, são necessários pelo menos 54 mil passageiros por dia, levando em conta o que está sendo utilizado hoje no serviço do transporte coletivo.

A expectativa das empresas é de chegar a 40 mil diários até o final de junho, com continuidade do crescimento na movimentação em julho. Portanto, a esperança é alcançar o equilíbrio no mês que vem. Se não vier, o serviço terá de passar por revisão. Uma das prováveis medidas de “compensação” é a isenção do ISS, ainda em estudo pela prefeitura de Joinville. No ano passado, o tributo municipal teve receita mensal média de R$ 254 mil, mas a economia não será alcançada agora – se a isenção for adotada – porque o faturamento do serviço está menor.